WhatsApp terá novo método para buscar por stickers

Por Rafael Rigues, editado por Flávio Pinto 18/01/2021 11h19, atualizada em 18/01/2021 12h14
whatsapp_shutterstock_671860321-1920x1080
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A equipe de desenvolvimento do WhatsApp está estudando um novo mecanismo de busca por stickers. A novidade foi descoberta pelo site WABetaInfo na versão 2.21.2.6 beta do aplicativo.

Segundo o site, após digitar um emoji ou palavra que corresponda a um sticker o ícone da “carinha” no canto esquerdo do campo de texto ficará verde. Basta tocar nele para mostrar os stickers que são relacionados ao termo ou emoji digitado.

busca por sticker na nova ferramenta do whatsapp em um printscreen da versão beta
Botão para busca de stickers dará acesso direto às imagens que correspondem à palavra ou emoji digitados. Imagem: WABetaInfo

Hoje o processo é mais complexo: é necessário clicar na “carinha”, e depois no ícone da lupa no canto inferior esquerdo da tela, para só então digitar o termo de busca. 

Vale mencionar que o recurso ainda está em desenvolvimento, por isso não está disponível aos usuários. 

Novos termos de serviço do WhatsApp foram adiados

Depois de muita polêmica nos últimos dias causada por novos termos de serviço, sem falar em uma “debandada” dos usuários para plataformas alternativas como o Telegram e Signal, o WhatsApp decidiu recuar: a empresa anunciou nesta sexta-feira (15) que os novos termos passam a valer a partir de 15 de maio, em vez de 8 de fevereiro com originalmente programado.

Segundo a empresa, os novos termos de serviço foram mal-compreendidos. Os usuários terão novas opções para interagir com empresas no WhatsApp, e eles dão mais transparência sobre como os dados dessas interações serão coletados e usados.

O WhatsApp promete que ninguém terá sua conta excluída ou suspendida em 8 de fevereiro, e que fará “muito mais” para desfazer o mal-entendido sobre como a privacidade e segurança funcionam em seu app.

Em um post em seu blog, a empresa lembra que foi fundada tendo a privacidade como princípio básico: “O WhatsApp foi construído com uma idéia simples: o que você compartilha com seus amigo e família fica entre vocês. Isso significa que sempre iremos proteger suas conversas com criptografia ponta-a-ponta, para que nem o WhatsApp, nem o Facebook, possa ver suas mensagens privadas.”

“É por isso que não mantemos registros de para quem você está mandando mensagens ou ligando. Também não conseguimos ver os dados de localização que você compartilha, e não compartilhamos sua lista de contatos com o Facebook”, lembra.

Fonte: WABetaInfo

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Flávio Pinto é redator(a) no Olhar Digital