Orbitando cerca de 420 km acima de nós, a Estação Espacial Internacional (ISS) é uma maravilha da engenharia e uma amostra da capacidade da humanidade quando nações se unem em torno de um objetivo comum. Permanentemente habitado há mais de 20 anos, o laboratório orbital já abrigou mais de 242 astronautas e turistas espaciais, e é o local de pesquisas que podem nos ajudar a explorar outros mundos ou mesmo melhorar nossas condições de vida aqui na Terra.

Com mais de 100 metros de largura e mais de 70 metros de comprimento, a ISS também é bastante visível aqui da Terra. E você não precisa de um telescópio poderoso para fotografá-la do seu quintal: basta olhar para o local certo, no momento exato, e você poderá vê-la a olho nu como uma “estrela” brilhante cortando rapidamente o céu.

publicidade
A Estação Espacial Internacional (ISS) é operada e mantida por um consórcio de agências espaciais de todo o mundo

Quando ver a Estação Espacial Internacional

A ISS completa uma órbita ao redor da Terra a cada 90 minutos. Para saber quando ela estará visível na sua região, a Nasa tem um site chamado “Spot the Station” (algo como “Encontre a Estação”), que mostra a data, horário, duração e coordenada da próxima oportunidade de visualização.

A ferramenta de busca fica logo na página principal do site, no quadro Explore and Find Sighting Opportunities (Explore e encontre oportunidades para avistamento). Digite o nome de sua cidade no campo Enter your city or town e tecle Enter.

publicidade
Nesta área do site, digite o nome do local onde você está

O mapa deve mostrar a cidade informada, com um “pin” azul sobre ela. Se não houver um pin, significa que o site não consegue calcular a órbita da estação para sua cidade. Nesse caso, tente o nome da maior cidade num raio de 80 km de você.

Clique sobre o pin e no link que diz View sighting opportunities (Ver oportunidades de avistamento). Você será levado a uma página chamada Sighting Location (Local de avistamento), que lista a data e hora das próximas aparições da ISS na sua região.

publicidade
Esta tabela mostra data, horário, duração e coordenadas da ISS nas próximas passagens sobre sua região

É importante entender os campos na tabela. Date é a data e hora do início da aparição da ISS no céu, no seu fuso horário local. Visible é o tempo em que ela estará visível: dependendo da data pode ser algo tão breve quanto menos de um minuto, ou então um período de cinco minutos ou mais.

Max Height é a altura máxima da estação, em graus, acima do seu horizonte. Aqui vale um truque: estique o braço, com o punho fechado, à sua frente e alinhe a base do punho com o horizonte. Com isso, o topo do punho estará 10 graus acima dele.

publicidade

Portanto, se Max Height for 30 º, por exemplo, significa que o ponto mais alto da estação no céu será o equivalente a três punhos fechados sobre o horizonte.

Appears são as coordenadas de onde a estação estará quando ficar visível. Por exemplo, “15º above N” significa que ela vai aparecer 15º sobre o horizonte na direção norte. Da mesma forma, Disappears são as coordenadas de quando ela deixar de se tornar visível. Por exemplo, “25º over E” significa que ela vai “sumir” quando estiver 25 º sobre o leste.

Simulando um avistamento

Existe uma forma mais visual de encontrar a estação espacial, que é usando o planetário online Stellarium Web. Com ele você pode simular o momento exato de uma passagem da ISS sobre sua região, o que vai lhe dar uma boa idéia do que procurar e em que direção olhar.

Para isso, você vai precisar da data e hora da próxima passagem, obtida como explicamos acima. Com estes dados, acesse o site do Stellarium. Você verá na página uma simulação do céu e do horizonte, e no canto inferior direito um botão com o nome do local onde você está.

Página do Stellarium. Use o botão no canto inferior esquerdo para indicar o local onde você está, e o do canto inferior direito para definir a data e hora.

Clique neste nome e digite no campo Search… o mesmo local que você usou na busca pela estação no site da Nasa. Clique no resultado desejado na lista e no botão Use this Location. De volta à simulação do céu, clique no botão com a data e hora no canto inferior direito da página e informe o momento do avistamento que você obteve no site da Nasa.

Estamos quase lá. Agora vá ao campo “Search…” no topo da página, digite ISS e tecle Enter. A visão do céu será atualizada para mostrar o local e posição da estação no momento informado. A simulação é atualizada em tempo real, então basta observar a página por alguns segundos para ver como a estação irá se mover no céu.

Simulação da ISS sobre o céu de Campinas (SP) às 4h29 de 20 de janeiro de 2021

Como se orientar

Para acompanhar a Estação Espacial Internacional, é importante saber em que direção olhar e como identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque, uma bússola ou um app de astronomia em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Reprodução

O SkySafari usa bússola e GPS para identificar as estrelas para as quais o celular está apontando. Imagem: Simulation Curriculum

Outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular e sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp., que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.