Notícias

Netflix vai ganhar função de reprodução aleatória

Por Rafael Rigues, editado por Flávio Pinto
20/01/21 15h29, atualizada em 20/01/21 15h54
Netflix

Imagem: wutwhanfoto/iStock

Aposto que já aconteceu com você: você decide ver “alguma coisa” na TV, abre o app da Netflix e… simplesmente “congela”, incapaz de escolher algo entre tantas opções. Para resolver este problema, a empresa irá lançar ainda neste ano um recurso de reprodução aleatória.

O anúncio foi feito pelo COO da empresa, Greg Peters, em uma conferência com investidores para a divulgação dos resultados financeiros para o quarto trimestre de 2020. Segundo o executivo, muitos usuários acessam o serviço e “não têm certeza do que querem assistir”.

A empresa vem testando um sistema de reprodução aleatória (Shuffle Play) nos apps para Smart TVs desde meados do ano passado. Atualmente ele funciona de forma bem simples: na tela de seleção de perfil há um botão “Shuffle Play” logo abaixo do ícone e nome de um usuário. Basta clicar neste botão e o Netflix escolhe algo para reproduzir, com base no histórico de visualização do perfil e itens adicionados à lista para assistir mais tarde.

“Os usuários basicamente estão nos dizendo que não querem escolher um título no catálogo, e basta clicar em um botão e escolhemos algo para eles em um instante. É um mecanismo que tem funcionado muito bem para os usuários nesta situação”, disse Peters.

Com novo recurso, ficará ainda mais fácil relaxar na frente da TV

Falta um nome

O Co-CEO da empresa, Reed Hastings, fez uma piada ao perguntar a Peters qual seria o nome do recurso, se “estou com sorte” (em uma referência a um botão na busca do Google que leva o usuário diretamente ao primeiro resultado) ou algo melhor.

O COO respondeu: “vamos pensar em algo melhor do que isso, fiquem de olho. Vocês verão quando ele for lançado”. Atualmente o recurso é chamado de “Shuffle Play” ou “Play Something” (“Mostre algo”), dependendo do app que o usuário está usando.

Não é a primeira vez que a empresa brinca com a ideia de reprodução aleatória. Em 2019, a Netflix incluiu a opção em séries como “Friends” e “The Office”, que contam histórias fechadas e raramente têm um encadeamento que seja um entrave para a reprodução fora de ordem. O recurso não foi muito adiante, no entanto.

Fonte: Variety


Experimente o Disney+. Clique aqui e assine agora!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags