A cidade de Shenzhen, no sudeste da China, vai receber uma nova ação promocional que vai oferecer prêmios lotéricos pagos em yuan digital para os moradores do distrito de Longhua. A medida visa encorajar a adoção da nova moeda — também conhecida como ‘DC/EP’ ou ‘renminbi digital’ — que começou a circular em dezembro passado.

Para participar, os cidadãos devem cumprir alguns pré-requisitos: ter adquirido algum tipo de seguro social na cidade e ficar no distrito durante as festividades que comemoram a chegada do ano novo chinês.

O anúncio dos ganhadores está marcado para a próxima terça-feira (26). Serão 100 mil pessoas sorteadas, cada uma vai receber um envelope vermelho com o equivalente a US$ 31 em yuan digital. No total, o valor distribuído no evento equivale à cerca de US$ 3 milhões.

Os ganhadores podem utilizar a quantia entre os dias 1º e 9 de fevereiro para adquirir bens entre os 35 mil comerciantes locais já cadastrados para efetuar transações em yuan digital.

publicidade
Yuan digital
Moeda yuan digital começou a circular em dezembro passado. Imagem: Fit Ztudio/Shutterstock

Adoção do yuan digital

A oferta de prêmios lotéricos faz parte de uma série de testes da nova moeda digital chinesa. Por enquanto, a maioria dos participantes de sorteios anteriores recebeu e conseguiu gastar os seus prêmios.

Na cidade de Suzhou, a oeste de Xangai, as lojas de e-commerce, inclusive, notaram um aumento no número de vendas de clientes que utilizam o yuan digital como pagamento.

Na última semana, o Banco Agrícola da China também lançou o seu primeiro caixa eletrônico que trabalha com yuan digital no país. Outra medida que visa facilitar a adoção da novidade, convertendo gradativamente o uso de moedas tradicionais para as digitais.

Fonte: Cointelegraph