A chegada de uma nova remessa de consoles PlayStation 5 a uma loja de eletrônicos no Japão causou tanta confusão que as vendas tiveram que ser encerradas. Tantas pessoas foram até a Yodobashi Camera, em Akihabara, que um tumulto tomou conta do local.

O PlayStation 5 foi lançado em novembro passado, mas meses depois ainda é difícil conseguir uma unidade do console, especialmente no Japão. Já antevendo problemas, a loja distribuiu bilhetes numerados para poder atender os clientes na ordem. Foi tudo em vão.

Mas o caos não foi instalado pela procura pelo videogame somente pelos consumidores habituais. De acordo com o Kotaku, a Yodobashi é uma das poucas lojas de Tóquio que não exigem um cartão de crédito exclusivo de varejista para comprar hardware.

Essa medida foi instituída, inicialmente, para frustrar os revendedores, que esgotavam os estoques de eletrônicos procurados nas lojas maiores e revendiam mais caro. Há poucos dias, um grupo conseguiu comprar todos os PS5 de uma rede varejista do Reino Unido antes mesmo de os pedidos do dispositivo irem chegarem ao e-commerce.

publicidade

Sem essa limitação, muitas pessoas foram à loja para garantir o PS5 – para ter ou revender. É importante lembrar que o governo japonês declarou estado de emergência no país por causa do aumento de casos de Covid-19. Tóquio é a cidade com o maior número de casos do Japão.

Na confusão, autoridades foram chamadas ao local e as vendas do console foram canceladas. Esse caso sugere que as vendas fracas do PS5 no Japão não são devidas ao desinteresse, mas às limitações de estoque.

A escassez de consoles – tanto da Sony quanto do Xbox Series X/S da Microsoft – pode continuar sendo um problema até 2021. Segundo a CEO da AMD, Lisa Su, a fabricante de processadores está lutando para atender à demanda por chips que equipam aparelhos. A pandemia global e a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China tornaram o fornecimento especialmente difícil.

Via: Kotaku/Screenrant