EnglishPortugueseSpanish

A SpaceX está preparando um voo com a cápsula Crew Dragon para o fim do ano, no que a empresa chama de “a primeira missão espacial totalmente civil do mundo”. A viagem irá angariar recursos para o Hospital St. Jude Children’s Research, um centro tratamento pediátrico e pesquisa voltado para doenças infantis, particularmente leucemia e outros tipos de câncer.

A missão, batizada de “Inspiration4”, será comandada por Jared Isaacman, fundador e CEO da Shift4 Payments. Os outros três assentos serão ocupados por um representante do St. Jude e outras duas pessoas, escolhidos entre os doadores da campanha online – que só vale para cidadãos norte-americanos.

publicidade

“Esta jornada de vários dias, orbitando a Terra a cada 90 minutos ao longo de uma rota de voo personalizada, será cuidadosamente monitorada em cada etapa pelo controle de missão SpaceX. Após a conclusão da missão, a Dragon irá reentrar na atmosfera da Terra para um pouso em águas calmas na costa da Flórida”, afirma a SpaceX, em comunicado.

A tripulação da Inspiration4 receberá treinamento de astronauta da empresa no veículo de lançamento Falcon 9 e na espaçonave Dragon. Eles serão submetidos a aulas de mecânica orbital, operação em microgravidade, gravidade zero e outras formas de teste de estresse. “Eles passarão por treinamento de preparação para emergências, exercícios de entrada e saída de trajes espaciais e espaçonaves, bem como simulações de missões parciais e completas”, afirma o comunicado.

Comandante qualificado

Mais do que um executivo de uma empresa de TI, Isaacman também é um piloto habilitado para voar aeronaves comerciais, militares e experimentais. Jared detém vários recordes mundiais, incluindo um voo ao redor do mundo entre 2008 e 2009 para arrecadar dinheiro a Make-a-Wish Foundation.

O comandante da missão Inspiration4, Jared Isaacman, ajusta os controles numa cabine
O comandante da missão Inspiration4, Jared Isaacman. Imagem: SpaceX/Divulgação

“Jared estará liderando a missão Inspiration4 a bordo da espaçonave Dragon da SpaceX e está passando por um treinamento de missão extensivo para se preparar para todos os aspectos da o voo”, garante a SpaceX.

publicidade

Os outros tripulantes passarão por “critérios muito específicos para a seleção”, de acordo com a página oficial da missão. Como financiador da viagem, Isaacman deu ao St. Jude dois dos assentos na missão, com um “reservado para um embaixador com laços diretos com a missão”. O terceiro e o quarto tripulantes serão decididos por competições online que acontecem de 1º a 28 de fevereiro.  

A terceira vaga está aberta para aqueles que doarem para o St. Jude, enquanto a quarta está aberta para clientes novos e antigos da plataforma de comércio eletrônico Shift4Shop de Isaacman.

Via: CNBC