Golpe no WhatsApp promete ‘anular’ nova política de privacidade, alerta Eset

Boato espalhado pelo app de mensagens afirma que é possível contornar nova política do WhatsApp ao enviar mensagem para mais de 10 contatos
Por Rafael Arbulu, editado por André Lucena 01/02/2021 14h33, atualizada em 01/02/2021 20h44
WhatsApp Fake News desinformação
Imagem: rafapress/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A empresa de segurança Eset alerta para um novo boato que vem se espalhando pelo WhatsApp. A mensagem afirma que é possível contornar a nova política de privacidade do app caso o usuário a encaminhe a dez ou mais contatos de sua agenda, o que não é verdade.

O WhatsApp anunciou, no início de janeiro, uma mudança em sua política de privacidade relacionada ao compartilhamento de determinadas informações com sua empresa proprietária, o Facebook. O app afirma que empresas que o usem como serviço de atendimento ao cliente poderão armazenar logs de mensagens trocadas com usuários nos servidores da empresa de Mark Zuckerberg.

O entendimento público, porém, foi o de que o WhatsApp passaria a compartilhar informações sigilosas com o Facebook, levando a críticas e o adiamento da validade da política, que agora entra em vigor somente em 15 de maio.

eset whatsapp
Falsa corrente afirma que é possível contornar nova política de privacidade do WhatsApp, o que é uma mentira levantada pela ESET. Imagem: Alex Ruhl/Shutterstock

Compartilhamento é ineficaz

Segundo Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do laboratório de pesquisa da ESET para a América Latina, esse tipo de notícia falsa é comum e pode trazer várias finalidades, sendo a principal a distorção do entendimento de um assunto considerado mais volátil. “Ele pode ser usado ​​para gerar incerteza entre os destinatários, principalmente quando não existem todas as informações sobre o que implicam as mudanças nas políticas de uso do aplicativo”, disse.

A mensagem falsa em questão segue o mesmo padrão que vimos em outros casos do tipo ao longo da última década, partindo da premissa de que, se pessoas suficientes a compartilharem, então o WhatsApp “não terá autorização” para “usar minhas imagens, informações, mensagens, fotos, mensagens apagadas e arquivos”.

Amaya afirma, para desencargo de consciência, que o compartilhamento massivo dessa mensagem é totalmente inútil. Independente do quanto ela apareça nos encaminhamentos feitos pelo WhatsApp, a política de privacidade reformulada ainda entrará em vigor, a partir de 15 de maio de 2021.

Via: Estadão

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.