A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (1) uma série de novidades que chegarão em breve aos apps do Microsoft Office para Android e iOS. Segundo a empresa, as mudanças representam “a evolução da produtividade móvel, mesmo quando temos um pouco menos de mobilidade”.

Um dos principais destaques é a tecnologia de conversação baseada em IA com a Cortana, que será integrada ao Outlook para o iOS. “Você será capaz de gerenciar seu tempo e agendar eventos e reuniões no Outlook, adicionar participantes a convites de reuniões e redigir mensagens com sua voz, usando a linguagem que você usa todos os dias”, diz a empresa.

publicidade

A integração com a Cortana no Teams também está sendo expandida. Atualmente disponível apenas em inglês nos EUA, ela em breve também estará disponível em inglês na Austrália, Canadá, Reino Unido e Índia. Será possível dar comandos em linguagem natural, e usar a assistente para fazer uma chamada, entrar em uma reunião, enviar mensagens, compartilhar arquivos e mais.

Outra novidade no Teams é a busca em linguagem natural, que inicialmente estará disponível em inglês nos EUA. Será possível encontrar mensagens, conversas, reuniões, pessoas, arquivos e links compartilhados usando comandos como “encontre a apresentação de marketing do mês passado” ou “mostre as mensagens da Megan”.

Exemplo de busca usando linguagem natural no Teams. Imagem: Microsoft / Reprodução

O app Office Lens está sendo renomeado para Microsoft Lens, e seus recursos também serão integrados ao Teams. Os usuários poderão gravar um vídeo, aplicar filtros, adicionar anotações e emoji e fazer edição básica, antes de compartilhar este conteúdo com seus colegas.

Também será possível capturar e converter texto escrito à mão (OCR), como anotações e quadros brancos, e a Microsoft está aprimorando a capacidade de anotação de PDFs, com a capacidade de adicionar notas, formas e datas aos documentos.

Exemplo de reconhecimento de escrita (OCR) no Microsoft Lens. Imagem: Microsoft / Reprodução

Por fim, a Microsoft irá lançar uma versão do Office para iPad que combinará Word, Excel, PowerPoint em um só app, “uma ferramenta poderosa para criar conteúdo com a câmera, assinar PDFs, tomar notas e colaborar com os outros”. Atualmente, os apps são distribuídos separadamente.

A Microsoft não deu datas exatas para quando estes novos recursos estarão disponíveis aos usuários, mas dá a entender que eles devem chegar “em breve”.