Com o crescimento das newsletters como plataforma de publicação, especialmente entre os jornalistas independentes que não querem atrelar sua audiência a um grande veículo, várias empresas estão de olho em uma fatia deste promissor mercado. Uma delas é o Twitter, que adquiriu no mês passado uma plataforma de publicação chamada Revue.

Nesta terça-feira o Twitter colocou no ar, ainda que brevemente, um chamado convocando os usuários a criar suas próprias newsletters para alcançar um público maior.

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O pop-up anunciava recursos como a capacidade de criar e gerenciar newsletters, embutir tweets, gerenciar listas de e-mails, analisar o engajamento e receber por assinaturas pagas. Neste último caso, o Twitter ficará com 5% do valor da assinatura, e o autor da newsletter com os 95% restantes.

Pop-up convidando os usuários a testar a ferramenta de newsletters da Revue. Imagem: TechCrunch / Reprodução

Entretanto, parece que tudo não passou de um teste. O Twitter rapidamente reverteu a ferramenta a um beta fechado, ou seja, não está aceitando mais inscrições no momento. Quem conseguiu se inscrever poderá usar o serviço, que é basicamente o que era oferecido pelo Revue antes da aquisição.

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Segundo o Twitter, as inscrições foram suspensas para que a infraestrutura por trás do serviço possa ser melhorada para melhor atender às demandas dos consumidores e para tornar o Revue uma ferramenta ainda mais poderosa para os editores.

Para o TechCrunch, a aquisição da Revue é uma estratégia para valorizar os tweets, que serviriam como o “topo do funil” para que autores possam criar uma comunidade de seguidores que poderão ser convertidos em assinantes de conteúdo mais extenso, entregue na forma de uma newsletter.

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De qualquer forma, o Twitter claramente acredita que a ferramenta de newsletters ainda não está pronta para o grande público. Ainda não há expectativa de quando ela será relançada. Mas talvez não tenhamos de esperar muito: recentemente veio à tona que o Facebook também trabalha em uma ferramenta similar.

Fonte: TechCrunch