Se você abriu o Twitter nesta quinta-feira (4) e viu algo diferente, saiba que não está sozinho. Um “modo super escuro” foi adicionado ao esquema de cores da plataforma em sua versão para desktop.

Basicamente, o Twitter agora conta com três modos de cores: o “padrão” branco, o “um pouco escuro” com o fundo mais azul-marinho, e o “super escuro” que aposta no preto. Além disso, você também pode mudar o esquema de cores e tamanho da fonte. Se você cansou do costumeiro azul, os links agora podem ser amarelo, rosa, lilás, laranja ou verde.

twitter modo super escuro
O novo “modo super escuro” (dir.) deixa o Twitter com um fundo preto, em um tom ainda mais evidente que a cor azul marinho (esq.). Imagem: Olhar Digital/Captura

Questionado sobre a mudança, o Twitter informou ao The Verge que ela faz parte de uma série de atualizações que a empresa vem promovendo em sua versão para desktop. A rede social não informou, porém, o que poderia chegar depois do modo super escuro.

Alguns usuários ainda relataram que o Twitter mudou suas preferências visuais para um “branco gritante”, sem o comando do dono do perfil. Isso não é parte da atualização, mas sim um bug ligado às configurações visuais do Windows 10.

publicidade
twitter modo super escuro
O modo super escuro de visualização do Twitter pode ser encontrado no menu de configurações, em sua interface para desktop. Imagem: Olhar Digital/Captura

Várias empresas adotaram o modo escuro e isso não é à toa. O principal motivo é também o mais técnico. Em displays OLED, o modo escuro ajuda na economia de energia sem derrubar a qualidade da imagem (no que tange a brilho e contraste). Isso porque, em telas deste tipo, fundos brancos fazem com que as lâmpadas LED do aparelho fiquem acesas, ao passo que o modo escuro as apaga.

Algumas empresas, como Apple e Microsoft, argumentam que, além disso, há o benefício da saúde, citando um menor estresse nos olhos – o que ajuda quem tem problemas de vista – e mais capacidade de concentração e aprimoramento da produtividade.

De qualquer forma, o Twitter parece já ter implementado o modo super escuro para quase toda a base, então se você quiser testar a novidade, acesse seu perfil pelo navegador do desktop, clique em “Configurações”, seguido de “Acessibilidade, exibição e idiomas” e, finalmente, em “Tela”.

Fonte: The Verge