99 registra queda de 29% nos crimes cometidos pelo app graças à tecnologia

Percentual equivale a todo o ano de 2020, por todo o território brasileiro, mas alguns estados apresentaram mais queda que outros
Por Rafael Arbulu, editado por Flávio Pinto 04/02/2021 14h19, atualizada em 04/02/2021 14h58
99 Transportes
Imagem: Julio Ricco/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A 99 registrou queda de 29% nos crimes cometidos pelo app, por motoristas ou passageiros que usam a plataforma de transporte para atos ilícitos, durante 2020. Segundo a empresa, a redução é resultado de um amplo investimento em tecnologias de ponta voltadas à segurança dos usuários.

O percentual é relativo a todo o território nacional, mas alguns estados apresentaram reduções maiores, segundo comunicado da empresa. Ceará, por exemplo, teve queda de 60,79% nos crimes, enquanto o Pará marcou queda de 55,22%. Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram, respectivamente, 45,75%, 13,85% e 37,62% de redução.

99 crimes
Segundo a 99, foram investidos cerca de R$ 35 milhões em ferramentas de segurança de motoristas e passageiros, com monitoramento ativo de corridas. Imagem: 99/Divulgação

Investimento em tecnologia

De acordo com a 99, foram investidos quase R$ 35 milhões em tecnologias de proteção em 2020. Somente no ano passado, a empresa lançou recursos como gravação de áudio e monitoramento ativo de corridas, que identifica automaticamente paradas inesperadamente longas ou desvios incoerentes de trajeto.

Também foi lançado em 2020 um assistente de segurança que reúne todos os recursos de inteligência artificial (IA) direcionados à proteção dos usuários. Nele, é possível consultar informações do motorista antes de se iniciar uma corrida e identificar automaticamente qualquer anormalidade. Finalmente, a 99 também conta com monitoramento ativo de câmeras de segurança instaladas nos carros, nas principais cidades brasileiras.

99 crimes
Em 2020, a 99 passou a instalar câmeras de vigilância em carros de seus motoristas, a fim de coibir ações criminosas. Imagem: 99/Divulgação

No passado, a 99 recebeu denúncias de diversos crimes cometidos dentro de seus serviços – desde práticas de racismo (pelo qual ela foi condenada a pagar uma indenização à vítima) até relatos de estupro, assédio e outras violências.

“A segurança é uma prioridade para a 99 e, mesmo neste período desafiador, aumentamos o investimento em proteção. Em 2021, vamos aprimorar a inteligência artificial e expandir ainda mais nossas tecnologias exclusivas”, afirma Thiago Hipólito, Diretor de Segurança da 99.

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Flávio Pinto é redator(a) no Olhar Digital