Ao que parece, o Gmail vai alterar os ícones da versão para desktop. Segundo o site Android Police, usuários de uma variante de testes do app observaram ícones apenas com o desenho de contorno dos símbolos (sem o preenchimento padrão em cinza), bem similares aos vistos nas versões móveis, para Android e iOS.

Nas imagens a seguir, dá para ver, por exemplo, que as divisões do menu na barra lateral esquerda da plataforma (como “Com estrela”, “Adiados”, “Importante”, “Chats” e “Enviados”) já aparecem com o novo design. Os recursos disponíveis quando se abre um e-mail, localizados no topo da página, também têm ícones alterados.

Plataforma Gmail com novos ícones
Novos ícones observados na plataforma de testes do Gmail para desktops. Foto: 9to5Google/Reprodução
Plataforma Gmail atual
Ícones atuais do Gmail para desktop ainda têm preenchimento em cinza. Foto: Reprodução

Apesar da alteração dos símbolos, não foram adicionadas novas funcionalidades. Ou seja, a mudança indica apenas maior coesão entre as versões do app para desktop e para dispositivos móveis.

Além disso, a mudança nos símbolos parece estar disponível apenas para alguns usuários da versão beta. Por esse motivo, não se sabe se a alteração será definitiva ou se é apenas um teste do Google.

publicidade

De qualquer forma, não seria surpresa se os ícones fossem incorporados na plataforma. Basta lembrar que o Google tem ajustado o design, os ícones e as formas de diversas aplicações recentemente.

Mudanças recentes

No fim de janeiro, o Google repaginou a ferramenta de busca para celular. O motivo? Simplificar seu visual e permitir que os usuários encontrem mais facilmente as respostas que procuram.

Google anunciou simplificação visual nas buscas em celulares para agilizar pesquisas. Foto: Google/Divulgação

Isso sem mencionar os novos ícones do Gmail, do Google Agenda, do Google Drive, do Google Docs e do Google Meet — todos eles anunciados em outubro do ano passado. Diante de todas essas mudanças visuais, pode ser que a alteração vista no Gmail venha para ficar. Resta saber quando o novo design chegará para todos os usuários.

Via: 9to5Google