Facebook Messenger vai facilitar o controle de mensagens indesejadas

Atualização inclui exclusão em massa de solicitações, desfoque de mídias indesejadas e aprimoramentos nas ferramentas de denúncia e bloqueio
Por Rafael Arbulu, editado por Flávio Pinto 09/02/2021 15h25, atualizada em 09/02/2021 15h32
Como trocar o fundo de videochamadas no Messenger
Foto: Oliver Graumnitz/Pixabay
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em comemoração ao Dia da Internet Segura (9 de fevereiro), o Facebook aproveitou a ocasião para revelar algumas novidades do Messenger, que permitem mais controle sobre mensagens indesejadas e solicitações de contato.

A principal mudança implementada pelo Facebook é o aumento de contexto de um usuário que lhe enviar uma solicitação de mensagem. Agora, o Messenger oferece informações mais detalhadas do perfil da pessoa na rede social, além de permitir a exclusão em massa de várias solicitações não respondidas, bem como o desfoque de imagens enviadas sem autorização.

facebook messenger
Novos recursos de privacidade e proteção ao usuário implementadas pelo Facebook no Messenger. Imagem: Facebook/Divulgação

Além disso, o Facebook ampliou no Messenger as opções de denúncia e bloqueio de contas, mas não entrou em muitos detalhes, limitando-se a dizer apenas que “estamos testando novas formas de facilitar para as pessoas a denúncia de abuso ou assédio e também oferecendo um melhor feedback nos status de mensagens denunciadas”.

Para o futuro, o Facebook pensa na implementação de uma tecnologia que promete identificar adultos que enviem pedidos de amizade em demasia para menores de idade. Segundo a empresa, este recurso usará de “sinais de comportamento” e “compartilhará notificações de segurança, identificará e removerá contas potencialmente perigosas para crianças”.

A postagem no blog oficial da rede social também relembra o usuário dos recursos que o Messenger já tem, como a trava do aplicativo de mensagens agora ser atrelada à biometria (impressão digital) ou FaceID do seu smartphone, o que adiciona uma camada extra de segurança; além das notificações de segurança, que usam um sistema de machine learning para identificar sinais de perfis falsos ou que sirvam de frente para a execução de golpes e crimes online.

Fonte: Facebook

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Flávio Pinto é redator(a) no Olhar Digital