Nave espacial russa é consumida por chamas ao atingir atmosfera terrestre

De acordo com agência espacial russa, explosão da nave espacial foi planejada; detritos caíram em região segura e sinalizada
Por Wellington Arruda, editado por Liliane Nakagawa 11/02/2021 21h28, atualizada em 12/02/2021 00h05
roscosmos-1920x1080
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na última terça-feira (9), ao retornar para a Terra, a nave espacial russa Progress MS-15 pegou fogo ao atingir a atmosfera terrestre. Imagens do cargueiro foram compartilhadas por astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS). A Progress-MS 15 foi desacoplada da estação na segunda-feira (8).

A nave, que pertence à agência Roscosmos, viajou à ISS com uma carga de mais de 2,5 toneladas, com itens como alimentos, suprimentos, equipamentos científicos e experimentos. O incêndio do cargueiro, após sete meses em órbita, foi uma manobra intencional. Após ser consumido por chamas, os detritos caíram em uma região segura do Oceano Pacífico.

“Depois de concluídos os preparativos para o desencaixe, foi emitido um comando para abrir os ganchos da espaçonave Progress MS-15; ela foi desencaixada da estação e enviada para longe”, destacou a Roscosmos em comunicado.

A agência também pontuou que os elementos não combustíveis caíram em uma área calculada e não navegável. Da ISS, o astronauta Soichi Noguchi, da Jaxa (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), publicou no Twitter uma imagem do cargueiro em combustão.

A estação espacial russa espera levar outra carga com 2,5 toneladas à ISS na próxima quarta-feira (17) no cargueiro Progress MS-16. O cargueiro será lançado no foguete espacial Soyuz-2.1a na próxima segunda-feira (15).

Fonte: Space

Redator(a)

Wellington Arruda é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Liliane Nakagawa é redator(a) no Olhar Digital