Com a pandemia do coronavírus, os serviços de videoconferência ficaram em alta sendo a opção principal de muita gente para fazer reuniões e até mesmo aulas online. Já o Microsoft Teams é um dos serviços mais populares para este fim e ganhou recentemente a útil opção de desativar o chat durante as chamadas ou reuniões.
A nova função deve ser bem útil para professores e gerentes que precisam manter a ordem durante uma conferência e evitar distrações ou desorganização por parte dos participantes. A seguir, confira como desativar o chat do Microsoft Teams durante reuniões.
Importante
O recurso em questão já está disponível para todos usuários do Microsoft Teams, mas ele só pode ser acessado, é claro, pelo dono da reunião. Ou seja, se você for apenas um participante, não será possível bloquear ou desbloquear o chat.
Nos testes realizados pelo Olhar Digital, alguns menus e funções do Microsoft Teams não estavam traduzidas por completo.
Como desativar o chat do Microsoft Teams durante reuniões
O processo para desabilitar o chat durante uma reunião é bem simples, mas acaba um pouco escondido. Inclusive, durante uma mesma reunião, você poderá ativar ou desativá-lo no momento que julgar necessário. Veja:
1. Abra o Microsoft Teams normalmente em seu computador e verifique se ele está atualizado para a última versão disponível. Se preferir, faça o download da última versão disponível através desta página;
![Como desativar o chat do Microsoft Teams durante reuniões - Passo 1](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/02/passo1-23-1024x602.jpg)
2. Crie uma reunião no serviço ou ingresse em uma que você já havia agendado;
![Como desativar o chat do Microsoft Teams durante reuniões - Passo 2](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/02/passo2-24-1024x602.jpg)
3. Já na reunião, clique no botão representado por “três pontos”;
![Como desativar o chat do Microsoft Teams durante reuniões - Passo 3](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/02/passo3-24-1024x642.jpg)
4. Entre em “Meeting Options”;
![Como desativar o chat do Microsoft Teams durante reuniões - Passo 4](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/02/passo4-20-1024x642.jpg)
5. Agora, localize a função “Permitir chat da reunião” e deixe-a na opção “Desabilitado”;
![Como desativar o chat do Microsoft Teams durante reuniões - Passo 5](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/02/passo5-17-1024x642.jpg)
6. Clique em “Salvar”;
![Como desativar o chat do Microsoft Teams durante reuniões - Passo 6](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/02/passo6-13-1024x642.jpg)
7. Feche o menu de “Opções de reunião” e prossiga com a chamada.
![Como desativar o chat do Microsoft Teams durante reuniões - Passo 7](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/02/passo7-9-1024x642.jpg)
Pronto! A partir desse momento, nenhum dos participantes de sua reunião poderá utilizar o chat ou bate-papo do Microsoft Teams. Assim como foi informado anteriormente, se necessário, você poderá reativar o bate-papo a qualquer momento ao definir a opção “Permitir chat da reunião” como “Habilitado”.