Após anunciar que o navegador Microsoft Edge original será descartado em abril, a empresa de Redmond liberou um pacote de segurança que remove a versão 32 bits do Flash Player, software que funciona integrado ao Windows 10. A notícia não chega a surpreender, já que em janeiro deste ano a Adobe confirmou que o plugin foi descontinuado.

Flash Player, que perdeu suporte em 2021, será desinstalado em atualização do Windows 10. Imagem: Windows/Reprodução

A atualização de código KB4577586 reforça o fim do uso do plugin, que além de deixar de funcionar nos navegadores, também será removido de vez em outras versões do sistema da Microsoft, como no Windows 8 e sistemas operacionais da empresa voltados para servidores.

Remoção do plugin

A partir desta terça-feira (16), a Microsoft começou a distribuir o pacote – nomeado como “Atualização para Remoção do Adobe Flash Player para Windows 10” – através do Windows Update. O processo de instalação, pelo menos de acordo com a empresa, é opcional.

De acordo com o site BleepingComputer, o pacote também está sendo instalado automaticamente em alguns casos, ou seja, sem emitir nenhum alerta ou obter a autorização prévia do usuário.

publicidade

O portal entrou em contato com a Microsoft para confirmar se, de fato, a atualização é opcional ou está sendo oferecida automaticamente no Windows 10. Até o momento, a gigante dos softwares ainda não se manifestou sobre o caso.

Em alguns casos, atualização do Windows 10 tem sido instalada automaticamente. Imagem: Windows/Reprodução

“Como parte do fim do suporte ao Adobe Flash, o pacote KB4577586 está disponível como atualização opcional no Windows Update (WU) e no Windows Server Update Services (WSUS). A instalação removerá o Adobe Flash Player permanentemente do seu dispositivo Windows. Após instalado, você não poderá desinstalar o KB4577586”, diz o comunicado oficial da Microsoft sobre a atualização.

Após a instalação, o update aparece na lista de atualizações do Windows 10, e pode ser visto na seção ‘Exibir histórico de atualização’. Caso queira conferir se a atualização já foi instalada no seu PC, basta acessar ‘Configurações’; ‘Atualização e Segurança’; ‘Windows Update’; e por fim, ‘Exibir histórico de atualização’.

Atualização do Windows 10 remove permanentemente o Flash Player do sistema. Imagem: Windows/Reprodução

Fonte: BleepingComputer