Quantas vezes já percebeu que costuma ouvir as mesmas músicas diariamente no Spotify? Pensando nisso, o aplicativo criou uma maneira de descobrir novas canções semanalmente pela playlist “Descobertas Semanais”.

As 30 músicas da playlist são alteradas semanalmente com base nas escolhas dos usuários. A ideia fez muito sucesso, mas existem aquelas pessoas que ouvem muito mais que 30 músicas semanais, o que torna a playlist repetitiva. Para solucionar esse problema foi criado o Discovery Music.

publicidade

O site se conecta a uma conta do Spotify e, com base nas respostas fornecidas pelos usuários, cria uma playlist com 30 músicas. Porém, existe um detalhe importante nessa lista de reprodução, as músicas serão alternadas diariamente, oferecendo novas experiências musicais.

Site Discoverify Music cria playlists diárias. Imagem: Olhar Digital

Ao acessar o Discoverify Music, o usuário deve responder questões em um medidor de rolagem que vai de 0 a 100 para definir o quão acústica uma música é, quão dançante ela é, nível de energia, popularidade, humor e se ela é instrumental ou não.

publicidade

Após responder o questionário, a playlist “Dircover Daily” será automaticamente gerada em sua conta do Spotify. Caso não a encontre na biblioteca, basta procurar pelo nome da lista de reprodução na barra de busca do aplicativo.

Playlist Discover Daily. Imagem: Olhar Digital

Apesar do sucesso, Spotify opera com prejuízo

O Spotify, acredite se quiser, segue operando em prejuízo. De acordo com uma reportagem do Wall Street Journal, a plataforma de streaming musical apenas conseguiu ampliar seus números devido a extensões de períodos gratuitos para primeiros assinantes (o famoso “assine e o primeiro mês é grátis” que vemos por aí), além de planos singulares de baixíssimo custo em mercados emergentes – como é o caso da Índia.

publicidade

Segundo o jornal, o Spotify perdeu 125 milhões de euros (US$ 155 milhões) em 2020. No ano anterior, esse número foi de 209 milhões de euros (US$ 252 milhões). Em outras palavras: está se recuperando, mas ainda perde dinheiro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!