EnglishPortugueseSpanish

Na contramão do que acontece no Brasil, os novos casos de Covid-19 caíram cerca de 16% ao redor do mundo na semana passada. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foram divulgados pela agência na terça-feira (16). 

A tendência de queda pôde ser observada em quase todas as regiões do mundo: houve cerca de 500 mil novos casos a menos em comparação com a semana anterior. Com isso, o total de novas infecções entre 7 e 14 de fevereiro foi de cerca de 2,7 milhões. 

publicidade

No mesmo período, o número de mortes causadas pela Covid-19 também caiu em todo o planeta: foi de 89,1 mil para 81 mil. Isso representa uma queda de 10% em relação à semana anterior. 

Não há um consenso sobre qual é a motivação para o declínio nos novos casos, mas Natalie Dean, bioestatística da Universidade da Flórida, diz que pode ser uma mistura de fatores. Isso envolve campanhas de vacinação, mudanças em políticas públicas de combate à pandemia e comportamento dos cidadãos.

Novos casos de Covid-19 nos EUA

País com maior número de casos e de mortes por Covid-19, os EUA experimentam uma queda acentuada no número de novas infecções, com diminuição em 44 dos 50 Estados do país. Na semana passada, a média diária de novos casos foi de cerca de 82 mil, uma queda de 24% no número geral de infecções por lá. 

publicidade
gráfico com a evolução dos novos casos de Covid-19 por região dos Estados Unidos
Evolução dos novos casos de Covid-19 por região dos EUA. Crédito: CDC/Divulgação

Para Natalie, além do fim das férias de inverno no país, o que naturalmente diminuiu a circulação de pessoas, a queda pode estar relacionada com o banimento de Donald Trump do Twitter. Coincidentemente ou não, os novos casos começaram a diminuir depois que a conta dele, negacionista da pandemia, foi suspensa pela rede social. 

Via: Deutsche Welle e Futurism 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!