O Twitter anunciou que começará a agir para tentar limitar a propagação de desinformação sobre a Covid-19, formas de prevenção ineficazes e vacinas. A companhia passará a incluir alertas sobre publicações factualmente incorretas sobre o tema e criou um sistema de strikes que podem resultar na suspensão permanente de quem repetir o erro várias vezes.

O aviso já é bem conhecido por quem acompanhou a eleição presidencial dos Estados Unidos, quando o Twitter limitou recorrentemente as publicações de Donald Trump, com um ponto de exclamação em um aviso de que as informações sobre manipulação de resultados eram incorretas.

publicidade
Twitter mostra aviso sob publicações enganosas sobre Covid-19
Twitter incluirá alerta de desinformação em publicações enganosas sobre Covid-19. Imagem: Divulgação/Twitter

No caso da Covid-19, o Twitter atuará da mesma forma. Os alertas serão exibidos logo abaixo dos posts considerados enganosos, mas as publicações não serão excluídas. A mensagem também conterá links para fontes oficiais ou para uma página com regras da rede social.

Segundo o Twitter, a rede social utilizará uma equipe de moderadores humanos, mas também terá um algoritmo de análise automática, que deve dividir a carga de trabalho. O recurso será habilitado primeiro para publicações em inglês, mas deve se expandir para outras regiões em breve.

publicidade

Serão cinco os critérios que serão usados para determinar se uma publicação é enganosa:

  1. Desinformação sobre a natureza do vírus
  2. Desinformação sobre a eficácia de tratamentos e medidas preventivas
  3. Desinformação sobre regras, restrições, isenções associadas a recomendações de saúde
  4. Desinformação sobre a prevalência do vírus ou sobre o risco de infecção ou morte
  5. Desinformação sobre afiliações (como fingir ser um especialista ou oficial de saúde)

Cada vez que um usuário publicar algum tipo de conteúdo que se enquadre em um dos critérios acimas, ele receberá um strike. Na primeira vez, a mensagem pode permanecer no ar, apenas com um aviso de que vai contra a ciência diz sobre o vírus. No entanto, a rede social pode julgar que a publicação é especialmente danosa ao debate público e deletá-la; neste caso, o usuário recebe dois strikes de uma vez só.

publicidade

A cada strike, aumentam as punições recebidas pelo usuário. Veja como a progressão ocorre:

  • Um strike: nenhuma suspensão, apenas o alerta na publicação;
  • Dois strikes: suspensão da conta por 12 horas
  • Três strikes: suspensão de 12 horas
  • Quatro strikes: suspensão de 7 dias
  • Cinco ou mais strikes: suspensão permanente