A empresa inglesa Gomi anunciou uma parceria com a Lime, uma das muitas empresas de mobilidade que apostou na febre dos patinetes elétricos, para reciclar baterias usando-as em uma nova linha de alto-falantes Bluetooth.

A Gomi irá usar 50 mil células, vindas de 1.000 patinetes, na produção de seus Gomi Speakers, que prometem 20 horas de música com uma carga da bateria e tem a carcaça feita 100% com lixo plástico reciclado. Cada alto-falante tem potência de 25 Watts, e dois deles podem ser pareados via Bluetooth para reprodução de som em estéreo.

A empresa usa polietileno de baixa densidade (LDPE) originário de sacos plásticos, plástico bolha e invólucros de pallets, material que não é aceito no sistema de reciclagem do Reino Unido.

100 sacos plásticos fornecem material suficiente para um alto-falante. A “matéria-prima” vem de parcerias com supermercados, empresas e indivíduos na região de Brighton, onde fica a empresa.

publicidade
Foto de um alto-falante Um Gomi Speaker na cor "Birthday Cake"
Um Gomi Speaker. Carcaça e bateria vem de materiais reciclados. Imagem: Gomi

Embora as baterias recicladas não sejam mais adequadas para dispositivos de alto consumo, como um patinete, ainda retém carga o suficiente para o uso em aparelhos menos exigentes, como os alto-falantes. 

Segundo a Gomi, anualmente são produzidos 3 milhões de baterias, que não tem uma forma real de reciclagem ou reuso em produtos comerciais. E essa demanda deve crescer 10% ao ano entre 2020 e 2025.

Reaproveitar baterias usadas em um novo produto é melhor para o meio ambiente do que descartá-las para que os materiais sejam reaproveitados, algo que nem sempre acontece.

Os alto-falantes têm preço inicial de US$ 138 numa campanha no Kickstarter, e estarão disponíveis nas cores verde, preto, azul e um padrão mesclado que a Gomi chama de “bolo de aniversário”. 

“A qualidade do som e a autonomia de 20 horas tornam estes alto-falantes perfeitos para uso em ambientes internos ou externos, e eles incluem um serviço de reparo durante toda sua vida, para que nunca tenham que ser jogados fora desnecessariamente”, diz a empresa.

Fonte: Engadget