EnglishPortugueseSpanish

A Samsung Card (maior empresa de cartões de crédito na Coreia do Sul), Mastercard e a divisão System LSI da Samsung Semiconductor assinaram um memorando para o desenvolvimento de um cartão de crédito com biometria, com um leitor de impressões digitais integrado capaz de autorizar transações de forma segura em terminais instalados nas lojas.

A System LSI se apresenta como “especializada na integração de processadores, memória, interfaces de entrada e saída de alta velocidade e periféricos avançados em um único chip. Nosso objetivo é criar soluções SoC (System on a Chip) para a próxima geração de produtos de mobilidade e soluções domésticas”. 

publicidade

O objetivo das empresas é oferecer uma solução de pagamento mais rápida e segura. Segundo elas, a autenticação biométrica permite interações mais seguras com pontos de contato físico reduzidos, eliminando a necessidade de digitar uma senha em um teclado.

Ela também adiciona uma camada extra de segurança aos cartões de crédito disponíveis, verificando a identidade do titular do cartão por meio de uma impressão digital exclusiva.

O cartão de crédito com biometria adotará um novo chipset produzido pela System LSI Business que integra vários chips em um só. Esses cartões poderão ser usados em qualquer terminal com chip Mastercard ou terminal de ponto de venda (POS).

Cartão de crédito com biometria da Mastercard, em teste na Ásia.
Mastercard já testa um cartão de crédito com biometria na Ásia. Imagem: Mastercard

Curiosamente, a Mastercard já tem nos EUA um cartão de crédito com biometria, capaz de ler a impressão digital do usuário. O Mastercard Biometric Payment Card promete mais segurança e conveniência, e pode ser usado em terminais de pagamento em todo o mundo. 

O usuário só precisa colocar o dedão sobre o sensor de impressões digitais e encostar o cartão em um terminal (ou inseri-lo em um leitor, em sistemas sem contato) para autorizar uma transação sem precisar digitar uma senha.

Não está claro se o acordo com a Samsung é para o desenvolvimento de uma nova geração desta tecnologia, uma solução mais integrada ou algo específico para atender aos requisitos do sistema bancário da Coreia do Sul. 

A distribuição do novo cartão na Coreia do Sul será feita pela Samsung Card, e deve ocorrer ainda neste ano. A solução será adotada de forma gradual, começando com cartões de crédito corporativos que realizam transações internacionais com mais frequência.

Fonte: Business Wire