O Informe de Rendimentos é útil para aposentados e pensionistas que vão declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2021 e precisam atestar os recebimentos e benefícios adquiridos através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O procedimento para conseguir o Informe de Rendimentos está disponível gratuitamente através do site Meu INSS, ou do aplicativo disponível para celulares com sistema operacional iOS ou Android.

É importante lembrar que em 2021 a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física estará disponível até o dia 30 de abril e os contribuintes que perderem o prazo estão sujeitos a multa de até 20% sobre o imposto devido.

Veja como emitir seu Informe de Rendimentos:

1 – Acesse o aplicativo Meu INSS. Entre com a senha da sua conta Gov.br. Caso não tenha o login, é possível criar um de maneira rápida e prática seguindo os redirecionamentos e passos do app;

publicidade
Informe de Rendimentos pode ser feito através do app Meu INSS. Imagem: Olhar Digital

2 – Caso necessário, permita que o aplicativo utilize seus dados pessoais, como número de telefone, conta Gov.br e endereço de e-mail;

Aplicativo pedirá permissão para acessar seus dados. Imagem: Olhar Digital

3 – Caso seja seu primeiro acesso, o aplicativo também confirmará sua identidade através de perguntas sobre as contribuições prestadas ao INSS nos últimos anos.

4 – Quando chegar a tela inicial do aplicativo, serão apresentados diversos serviços. Selecione a opção “Extrato de Imposto de Renda”.

O Meu INSS oferece diversos serviços aos beneficiários cadastrados. Imagem: Olhar Digital

Importante

O passo a passo foi feito em um celular Android, mas o processo é o mesmo pelo portal do INSS, ou em um aparelhos iOS.

Pronto! Agora você já sabe como acessar seu Informe de Rendimentos para declaração do Imposto de Renda 2021.

Veja também!

Saiba como usar o Meu INSS para bloquear descontos no benefício

INSS expande projeto de prova de vida por biometria facial

Receita Federal: Declaração do Imposto de Renda 2021 começa nesta segunda-feira

Além do Informe de Rendimentos online, o INSS liberou a prova de vida digital:

O Governo Federal ampliou no dia 23 de fevereiro a prova de vida digital para mais 5,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS. O recurso permite que os beneficiários realizem o procedimento anual através de um aplicativo.

O projeto foi lançado em agosto de 2020 e utiliza as informações que estão presentes nas bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por este motivo, o procedimento online está sendo liberado aos poucos apenas para os beneficiários que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!