Por Marcus Vinicius de Freitas Ferreira*

Um dos grandes medos dos viajantes de primeira viagem é, com certeza, a comunicação. E a tecnologia pode ser uma grande aliada. Venho percebendo ao longo dos últimos meses que uma das perguntas mais frequentes das pessoas deixou de ser “vai custar muito caro?” ou “como economizar durante a viagem?” para a pergunta “consigo viajar sem falar a língua local?”. Percebi também que muitos países asiáticos, especialmente Coreia do Sul e Filipinas, passaram a ser muito populares entre o público jovem que está deixando de lado o sonho da viagem para a Disney a fim de descobrir e explorar outros países com culturas diferentes e que vem sendo um fenômeno entre dançarinos da atual música pop no cenário mundial.

publicidade

Com toda essa vontade de conhecer países que não tem como primeira língua o inglês, a primeira pergunta que vem na cabeça do futuro viajante é “Será que consigo me comunicar nesse país?”. Gosto de responder essa pergunta muito comum nos dias de hoje lembrando que o inglês é uma língua muito falada em qualquer canto do mundo, e mesmo com dificuldades, especialmente em vilas locais não tão populares, uma pessoa por mais que tenha dificuldade no idioma irá conseguir te ajudar ou lutar para te entender. Mas temos que lembrar também que vivemos na era tecnológica e que podemos usar isso a nosso favor na grande maioria do tempo, e com certeza isso se aplica à comunicação.

Não é muito comum entre os brasileiros, mas pude reparar que é bem popular entre chineses e alguns japoneses um aparelho chamado “Tradutor Portátil” ou “Tradutor Instantâneo Eletrônico”. Esses aparelhos traduzem de forma simultânea uma conversa de uma língua para outra, e podemos falar em português que ele vai emitir o que é falado no idioma desejado. Por exemplo, você diz uma frase em português e o aparelho automaticamente fala no coreano para a pessoa assimilar qual é a sua mensagem. Após a pessoa responder em coreano, o aparelho te passa a mensagem em português, fazendo a conversa ficar bem dinâmica e você conseguir aproveitar um pouco da experiência da comunicação com uma pessoa nativa do país mesmo sem falar a língua dela.

publicidade
Como usar a tecnologia a seu favor para se comunicar em uma viagem para o exterior
Uso so Google Tradutor na China. Créditos: Viajando com Marcus

Os aparelhos têm ajustes nas configurações e acaba sendo divertido até mesmo para você que está tentando aprender um novo idioma. Esses dispositivos têm preços variados e costumam ser pequenos não o atrapalhando durante sua viagem. Porém existe uma forma muito boa de comunicação para quem não está interessado em comprar mais um aparelho eletrônico ou não quer algo a mais para carregar. Essa alternativa foi a que mais usei durante minhas viagens.

Nos mais de 100 países visitados sempre prezei pela comunicação com o povo nativo e pude vivenciar novas culturas, aproveitando a experiência local ao máximo. Já recebi convites para jantares, festivais culturais em pequenas vilas do Vietnã e até hospedagens grátis na Tailândia após fazer alguns amigos durante um jantar no qual a comunicação era o grande empecilho. Mímicas são sempre bem aceitas e acabam por serem divertidas, entretanto tem uma hora que nem tudo é festa e você realmente precisa de respostas para não perder um trem, ônibus, ou solucionar problemas durante a viagem.

publicidade

Temos tudo isso disponível no aparelho eletrônico que mais utilizamos durante a viagem: o celular. Esse mesmo que você utiliza como câmera fotográfica para registrar os melhores momentos, conversar com família e amigos por aplicativos e redes sociais, inclusive o povo nativo que acabou de conhecer.

O tradutor do Google na maioria dos smartphones já está instalado ou disponível de forma grátis para Android ou iOS é o aplicativo que nos interessa para a comunicação com estrangeiros. No aplicativo fica muito mais fácil para uma conversa fluir, e podemos utilizá-lo de várias maneiras. Um dos problemas é que o aplicativo funciona apenas com conexão a uma rede de internet. A maneira mais comum e muito utilizada é o tradutor escrito onde você escreve no seu idioma e ele traduz o texto no idioma escolhido, porém o aplicativo tem uma opção de conversa que funciona como um aparelho portátil de tradução citado acima.

publicidade
Vila no Vietnã. Créditos: Viajando com Marcus

Sempre recomendo falar de maneira pausada e tentar usar o menos possível de gírias para que o aplicativo traduza da melhor maneira e próximo ao que está sendo falado, assim você pode ter uma conversação e sentir as emoções na voz da pessoa em questão, vendo expressões e tons de voz, fazendo com que a conversa mesmo traduzida seja a mais real possível.

O aplicativo também tem opção de traduzir algo escrito, ou seja, se não entender um menu em algum restaurante, você pode optar pela função câmera e apontar para o menu de forma fixa para que o aplicativo traduza para o idioma escolhido, facilitando o seu entendimento e te ajudando a não gastar dinheiro em algo que talvez não goste de comer.   

* Marcus Vinicius de Freitas Ferreira já viajou 103 países e relata no canal Viajando com Marcus no YouTube todas as suas experiências.

Leia também!