EnglishPortugueseSpanish

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) divulgou uma pesquisa que aponta que a obesidade é um dos principais fatores de risco para pacientes que tenham sido infectados pela Covid-19, em especial as pessoas jovens. O relatório publicado no Morbidity and Mortality Weekly Report confirma a associação entre o excesso de peso e os casos graves da doença.

A pesquisa foi realizada com aproximadamente 150 mil adultos infectados pelo coronavírus que estavam hospitalizados nos Estados Unidos. Os resultados mostram que o risco de precisar recorrer a hospitalização é 7% maior em adultos com obesidade grau I, aqueles que possuem IMC (índice de massa corpórea) entre 30 e 34,9. Para pacientes com obesidade grau IV, com IMC de 45, o risco de hospitalização aumenta para 33%. Essas informações partem da comparação com pessoas com IMC considerado saudável, entre 18,5 e 24,9.

publicidade
A,Man,Measures,His,Fat,Belly,With,A,Measuring,Tape.
Obesidade aumenta em até 108% o risco de intubação. Imagem: Shutterstock

Pessoas consideradas no terceiro grau de obesidade, com IMC entre 40 e 44,9, tem risco 6% maior em relação a precisar ser internado na UTI (unidade de terapia intensiva), enquanto para aqueles com IMC igual ou maior que 45, a taxa sobre para 16%. O risco de necessitar de intubação salta para 108% entre as pessoas com IMC a partir de 45. Já para aqueles adultos com sobrepeso (IMC de 25 a 29,2) o risco aumenta em 12%.

A função pulmonar prejudicada e a inflamação crônica estão entre as principais razões para um desfecho pior da doença em pessoas obesas. O risco de morte varia entre 8% para adultos na faixa de IMC de 30 a 34,9, até 61% para aqueles com índice de massa corpórea de 45.

Veja mais!

“Conforme os médicos desenvolvem planos de tratamento para pacientes com Covid-19, eles devem considerar o risco de resultados graves em pacientes com IMC mais alto, especialmente para aqueles com obesidade grave”, afirmam os pesquisadores.

O estudo também aponta que pacientes com IMC abaixo do considerado saudável correm mais risco de necessitar de hospitalização. Aqueles com índice de massa corpórea inferior a 18,5 tiveram chance 20% maior de internação.

Via: Veja

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!