Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) trabalham em uma maneira para visualizar melhor hologramas em 3D. A holografia tensorial promete gerar estas estas animações de realidade aumentada em tempo real com auxílio de inteligência artificial.

Fones de ouvido e óculos de realidade virtual comercializados atualmente podem causar mal-estar em seus usuários. Isso acontece porque as atuais tecnologias disponíveis no mercado não são de fato hologramas 3D, mas uma simulação de visualização em três dimensões em uma tela fixa 2D. 

publicidade

Leia também 

Hoje já é possível fazer hologramas gerados por computador que corrigem este problema ao permitir que o olho ajuste a profundidade focal para mirar alternadamente entre o fundo e o primeiro plano. Porém, este processo é caro, lento e exige uma grande capacidade computacional. 

A ideia dos pesquisadores do MIT é tornar este método mais barato. Com uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina, poderá ser possível gerar hologramas realistas e em tempo real com laptops ou smartphones. 

Finalmente, em 10 anos?

Realidade aumentada conceito
Holografia tensorial pode afetar áreas como games e impressão 3D. Crédito: Shutterstock

Há décadas se diz que dentro de 10 anos as telas holográficas serão reais e financeiramente viáveis. Porém, mais de uma vez esse tempo passou e ainda não é possível encontrar um celular ou computador que tenha esta capacidade.

Porém, de acordo com Liang Shi, engenheiro elétrico e cientista da computação do MIT, a holografia tensorial pode ser a chave para que este prazo possa finalmente ser cumprido, impactando áreas como a exibição de filmes, jogos em VR e também a impressão 3D.

Via: Phys.org Slash Gear

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!