Reportagens relatando que o Apple Watch salva vidas estão se tornando cada vez mais frequentes. Desta vez, o relógio inteligente da empresa de Cupertino ajudou um homem a se salvar na cidade de Somersworth, no estado de Nova Hampshire, EUA.
William Rogers caiu no gelo no último domingo (7), e o desfecho do incidente poderia ter sido pior caso ele não estivesse usando o dispositivo da Maçã. Em 2020, o gadget vendeu mais de 30 milhões de unidades.
Conforme o relato do canal local WMUR, Rogers foi professor de patinação no gelo durante toda sua vida, porém isso não o impediu de cair no rio Salmon Falls quando a fina camada de gelo se quebrou enquanto patinava. O professor ficou na água por vários minutos, embora estivesse tentando evitar o pânico. Ele descreveu a sensação como “algo terrível”.
“A primeira coisa que fiz foi tentar subir no gelo, sabendo que precisava sair da água o mais rápido possível”, declarou Rogers. Para completar, não havia ninguém por perto no momento do acidente: “Lembro-me de dizer a mim mesmo: ‘não entre em pânico. Descubra quais são suas opções aqui'”.
Após ficar na água congelante por vários minutos, a hipotermia (queda significativa e potencialmente perigosa na temperatura corporal) começou a se instalar.
Recurso de emergência

Mesmo que não pudesse alcançar o seu celular, o professor de patinação se lembrou que estava usando o Apple Watch. Então, rapidamente, Roger pediu ao relógio para fazer uma chamada ao número de emergência 911, o que definitivamente salvou a sua vida. Felizmente, demorou apenas cinco minutos até os bombeiros chegarem ao local.
“Ele [Rogers] permaneceu calmo e fez o que tinha que fazer para garantir sua sobrevivência”, disse George Kramlinger, chefe do Corpo de Bombeiros de Somersworth.
Nessa época do ano, que representa o fim do inverno e o início da primavera na América do Norte, os bombeiros dizem que se locomover sobre o gelo é uma aposta perigosa. “Neste ponto, nenhum gelo é seguro”, disse Kramlinger.
O que salvou Rogers foi o recurso SOS de Emergência, criado pela Apple para ajudar os usuários em situações como essa. A função faz chamadas automaticamente para os serviços de emergência com um comando de voz ou se os sensores do relógio detectarem algo incomum, como uma queda repentina.
Outro exemplo de funcionalidade de saúde do acessório é o aplicativo ECG (eletrocardiograma), que registra o tempo e a intensidade dos sinais elétricos que fazem o coração bater.
Fonte: WMUR