Chadwick Boseman, Colman Domingo, Viola Davis, Michael Potts e Glynn Turman em 'A Voz Suprema do Blues'. Imagem: David Lee/Netflix
Com a lista de indicados ao Oscar 2021 finalmente divulgada, cinéfilos do mundo todo começam uma maratona: assistir ao máximo de produções que conseguir até o dia da premiação. Por causa da pandemia de Covid-19, boa parte dos filmes, curtas e documentários indicados não chegou aos cinemas no ano passado – e as plataformas de streaming acabaram se beneficiando.
A Netflix possui a maior quantidade de indicados em seu catálogo (18) e ainda é a produtora do longa com mais indicações: ‘Mank’, que concorre em dez categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção (David Fincher), Melhor Ator (Gary Oldman) e Melhor Atriz Coadjuvante (Amanda Seyfried).
O drama de tribunal ‘Os 7 de Chicago’ também se destacou, com seis nomeações, e ‘A Voz Suprema do Blues’ pode dar a Chadwick Boseman (‘Pantera Negra’) um Oscar póstumo – além de concorrer em outras quatro categorias.
Os indicados ao Oscar da Netflix:
Veterana no cinema (e nas premiações), a Disney está dando seus primeiros passos no streaming. Por isso, suas indicações são filmes que foram (ou deveriam ter ido) para os cinemas e agora estão disponíveis com exclusividade na Disney+.
Experimente grátis o Disney+. Clique aqui e Assine agora!
Os indicados ao Oscar da Disney+:
Entre as plataformas de streaming, só a Amazon Prime Video fez frente à Netflix – não no número de indicados, mas na quantidade de categorias em que cada um concorreu. O drama ‘O Som do Silêncio’ disputa em algumas das principais categorias, enquanto a importância política de ‘Borat: Fita de Cinema Seguinte’ o faz se destacar na premiação.
Os indicados ao Oscar da Amazon Prime Video:
A marca da maçã pode estar entre as mais poderosas na indústria da tecnologia, mas em produções culturais está apenas começando. A Apple chega ao Oscar com um longa e uma animação.
Os indicados ao Oscar da Apple TV+:
Com bons contratos com estúdios e distribuidoras, o Telecine Play possui um dos mais extensos (e relevantes) catálogos entre os serviços de streaming. Mas para o Oscar 2021, só chega com um concorrente – pelo menos por enquanto, já que muitas das produções que ainda estão no cinema podem estrear no aplicativo daqui a alguns meses.
Os indicados ao Oscar do Telecine Play:
Investindo cada vez mais em produções próprias e produtos internacionais que não encontram tanto espaço em outras plataformas, a Globoplay é a única no Brasil a exibir o documentário de humor ‘Agente Duplo’.
Os indicados ao Oscar da Globoplay:
Para produtores independentes, o YouTube pode ser uma boa plataforma para divulgar seu filme. Dois dos melhores documentários em curta-metragem podem ser vistos lá, gratuitamente.
Os indicados ao Oscar do YouTube:
A última produção do cineasta Christopher Nolan, ‘Tenet’, passou por um verdadeiro calvário por causa da Covid-19. Vendido até então como blockbuster (como todo filme do diretor), foi adiado algumas vezes por causa da pandemia e acabou estreando no meio do isolamento social. Por enquanto, pode ser alugado na Apple TV, Google Play, Looke e Microsoft, mas em breve provavelmente estará na HBO Max.
O ano de 2020 (e o início de 2021) não foi fácil para a indústria cinematográfica. Mas ainda assim, alguns heróis da resistência ainda estrearam nos cinemas antes de ir para qualquer plataforma de streaming. Alguns dos melhores candidatos ao Oscar estão nesta lista:
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de abril de 2021 07:07