Um novo beta do Signal, mensageiro seguro que ganhou popularidade como alternativa ao WhatsApp, tem uma ferramenta dedicada para migrar conversas para um novo aparelho. Segundo o site 9to5Google, o recurso está presente na versão 5.50, que está sendo distribuída via Google Play.

A ferramenta se chama “Transfer Account” e fica na categoria Chats, em Configurações. Para usá-la basta instalar o Signal no novo aparelho, colocá-lo próximo do smartphone antigo e selecionar a opção Transfer Account em ambos.

publicidade

Leia mais:

Os dados da conta, incluindo conversas, serão transferidos de um aparelho para o outro atrás de uma conexão Wi-Fi direta e criptografada. Este método dispensa uma rede Wi-Fi e evita que um roteador comprometido por um malfeitor seja usado para interceptar os dados em trânsito.

publicidade
Ferramenta para transferência de contas no Signal
Ferramenta para transferência de contas no Signal. Imagem: TestingCatalog, via 9to5Google

Versões atuais do Signal já tem uma forma de transferir uma conta de um aparelho para outro, mas é um processo em três passos que requer cópia manual de arquivos, em vez de algo automatizado via Wi-Fi.

Por enquanto o novo recurso só foi encontrado no Signal 5.50 para Android. Não está claro se ele estará presente também na versão iOS, ou se será possível usá-lo para migrar de uma plataforma para a outra.

publicidade

O Signal é um dos apps que teve crescimento explosivo após o WhatsApp anunciar novos termos de serviço que deixaram os usuários preocupados com sua privacidade. Segundo Brian Acton, cofundador do WhatsApp e um dos criadores do Signal, “O menor dos eventos ajudou a desencadear o maior dos resultados”.

“Estamos empolgados em ver que estamos tendo conversas sobre a privacidade online e segurança digital e que as pessoas estão recorrendo ao Signal para responder a estas perguntas”.

publicidade

“É uma ótima oportunidade para o Signal brilhar e dar às pessoas uma escolha e uma alternativa. Foi um crescimento lento por três anos e então uma grande explosão. Agora o foguete decolou [após as mudanças no WhatsApp]”, disse ele

Fonte: 9to5Google