O Instagram divulgou nesta terça-feira (16) uma série de novas políticas que visam limitar as interações entre adultos e adolescentes na plataforma. Em breve, só será possível que um maior de idade envie mensagem para um menor caso seja seguido por ele. 

Além disso, a rede também vai introduzir avisos de segurança que serão exibidos para os jovens caso pessoas mais velhas apresentem comportamento potencialmente suspeito por mensagens diretas. Os alertas permitirão que os adolescentes bloqueiem ou denunciem esses usuários.

publicidade
Adultos não poderão mais enviar mensagens para crianças que não os seguem. Crédito: Instagram/Divulgação

Os pop-ups também devem lembrar os usuários menores de idade que eles não devem se sentir pressionados a responder as mensagens enviadas por adultos, além de lembrá-los de terem cuidado ao compartilhar fotos, vídeos ou informações pessoais com desconhecidos. 

Leia também:

O Instagram não divulgou quais comportamentos vão disparar os avisos e nem quais mecanismos serão usados pelos sistemas de moderação para identifica-los.

No momento, o que se sabe apenas é que o envio de “uma grande quantidade de solicitações de amigos ou mensagens para menores de 18 anos” será enquadrado na regra. 

O Instagram ainda não divulgou quando a nova funcionalidade entrará em vigor, mas afirma que logo o recurso já estará disponível em alguns países, mas sem especificar quais serão os primeiros a receber a novidade, que deverá ser implementada globalmente em breve. 

Somente para maiores de 13 anos

Instagram vai monitorar comportamentos indevidos de adultos com adolescentes. Crédito: Instagram/Reprodução

Oficialmente, o Instagram só é permitido para maiores de 13 anos, porém, muitas crianças acabam entrando na rede social. Mas um novo sistema que une aprendizado de máquina e inteligência artificial para tentar detectar a idade real de quem está se inscrevendo. 

Outra ação inclui incentivar novos usuários adolescentes a tornar seus perfis privados e, caso eles insistam em deixar os perfis públicos, serão enviadas notificações destacando alguns benefícios de ter uma conta privada

Com informações do The Verge 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!