EnglishPortugueseSpanish

O astrônomo italiano Claudio Maccone afirma há anos que a melhor defesa da Terra contra possíveis asteroides fatais é o lançamento de mísseis no espaço. Recentemente, o estudioso publicou um novo artigo refinando sua teoria sobre o assunto.

O primeiro plano do astrônomo e matemático foi elaborado em 2002, apontando que a melhor saída seria estacionar mísseis de proteção nos Pontos Langrangianos entre a Terra e Lua, o que significa um ponto de co-orbitação, ou seja, um local em que a gravidade presente na Lua e na Terra se cancelam. Uma condição perfeita para uma espaçonave permanecer em ponto estacionário.

publicidade
Ilustração 3D de asteroides próximos a Terra.
Lançar mísseis no espaço é a melhor proteção contra asteroides.
Imagem: Oliver Denker/Shutterstock

No novo artigo, Maccone apresenta cálculos matemáticos atualizados sobre o sistema, expandindo-o a um projeto que permite a detonação automática de uma série de mísseis para garantir a segurança da Terra e o desvio ou destruição definitiva do objeto ameaçador.

Veja também!

“Um número suficiente de mísseis poderia então ser lançado em uma sequência dos pontos Lagrangianos Terra-Lua L1 e L3 com o resultado de que a soma de todas essas deflexões pequenas e repetidas finalmente lançará o NEO de sua hipérbole de colisão com a Terra”, afirma o matemático.

O astrônomo italiano chegou a solicitar uma patente para o software que está desenvolvendo para modelar possíveis desvios feitos por mísseis disparados do espaço. Apesar de trabalhar na ideia há anos, Maccone assume que o projeto ainda deverá continuar em evolução e muito trabalho precisa ser feito. “Muitos detalhes de engenharia sobre os mísseis disparados de L1 e L3, no entanto, ainda precisam ser implementados em nossas simulações, em parte porque são classificados’, complementa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!