A startup Drako Motors anunciou nesta quinta-feira (25) que esteve em Colorado e no Texas, Estados Unidos (EUA), para fazer testes de inverno com seu supercarro elétrico ‘GTE’. Vídeos e fotos divulgados pela montadora impressionam ao mostrar o veículo fazendo drifting em uma pista coberta de neve e em um lago congelado de alta altitude.
Os testes feitos com os pilotos profissionais Andy Pilgrim e David Hackl tem como objetivo principal mostrar a tecnologia DriveOS, que gerencia os quatro motores do ‘GTE’ para maximizar o desempenho e a aderência, mesmo em situações bastante extremas – como neve e gelo (veja vídeo acima).
A Drako primeiro levou seu carro para Steamboat Springs, no Colorado, e o fez percorrer em um circuito coberto por uma superfície de neve bastante profunda e irregular. Em seguida, foi para o Lago Georgetown, no Texas, onde filmou o veículo elétrico fazendo algumas manobras radicais, como drift (técnica de direção que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira), a 8.500 pés acima do nível do mar.
As imagens impressionam os experts de carros, visto que manobras intensas assim é algo, que na neve, necessita de um verdadeiro sistema de vetor de torque, já que as rodas esquerda e direita giram em direções opostas.
A altitude também seria um desafio para qualquer veículo especial utilizado em terrenos de gelo (conhecido como ICE vehicles), porque provavelmente teria a maioria dos carros de combustão interna “lutando para respirar”, enquanto veículo elétricos teriam dificuldade com as temperaturas abaixo de zero.
A Drako Motors afirma que o ‘GTE’ “lidou com calma em todos” os testes de inverno feitos pela empresa, porém não forneceu dados específicos sobre os efeitos da temperatura na vida da bateria, dos motores ou etc.
O supercarro elétrico da Drako tem 1.200 cavalos de potência, bateria de 90 kWh e surpreendentes 6.500 pés-libra de torque, entregando uma velocidade máxima de 331 km/h. Cada roda é movida por seu próprio motor, permitindo que girem em parte variando o torque. Segundo a empresa, isso é possível graças ao controle da tecnologia DriveOS.
A Drako foi fundada pelos bilionários do Vale do Silício Dean Drako e Shiv Sikand, que criaram o ‘GTE’ por não conseguirem encontrar um “carro elétrico que gostassem”. A startup começou a produção em 2021 e trabalha com a venda de apenas 25 unidades por ano, por um preço de US$ 1,25 milhão cada (aproximadamente R$ 7 milhões).
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Fonte: engadget e site oficial da empresa
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