Os rumores foram confirmados: a Sony vai fechar a PlayStation Store para os consoles antigos PlayStation 3 (PS3), PlayStation Portable (PSP) e PlayStation Vita (PS Vita). Segundo uma página de perguntas e respostas na página oficial da marca, as lojas dos três aparelhos serão fechadas entre julho e agosto deste ano.

Conforme o Olhar Digital já havia adiantado, o fechamento das lojas digitais implicará no fim de diversas atividades essenciais dos consoles antigos: você não poderá comprar jogos ou DLCs (dentro e fora dos jogos), além de temas e ícones de perfil estarem também barrados. Finalmente, o resgate de gift cards para fundos na carteira digital também será impedido – qualquer valor que você tenha resgatado antes do fim permanecerá disponível, mas apenas para o PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5).

Leia mais

O PS3 foi um console de enorme sucesso lançado pela Sony, acompanhado também de dois portáteis - PSP e PS Vita. Imagem: sydmsix/iStockPhoto
O PlayStation 3 foi um console de enorme sucesso lançado pela Sony, acompanhado também de dois portáteis – PSP e PS Vita. Imagem: sydmsix/iStockPhoto

Algumas funções, porém, permanecerão online mesmo depois das lojas fecharem. Qualquer conteúdo que você já tenha adquirido antes poderá ter seu download refeito. O resgate de jogos via código, vouchers de assinatura da PlayStation Network e refazer o download de jogos adquiridos gratuitamente (mediante assinatura ativa) do serviço pago também continuarão sendo feitos normalmente.

A página também toca em um ponto interessante e, felizmente, de forma positiva: qualquer título “cross buy”, ou seja, que você tenha adquirido no PS3, mas que possa ser rodado no PS4 ou PS5, poderá ser utilizado nos dois consoles mais recentes. Mesmo que você não tenha nenhum dos dois neste momento, você pode guardar o jogo em sua biblioteca para baixá-los depois. Assinaturas do PS Now (este, apenas nos EUA e Europa) e da PS Plus serão migradas também.

publicidade

Segundo a Sony, o fim das lojas do PS3, PSP e PS Vita deve trazer “um impacto mínimo”, com a empresa ressaltando que isso deve fazer “pouca ou nenhuma diferença” para a base de usuários. O PS3 e PSP devem ter suas lojas fechadas em 2 de julho. Já o PS Vita deve seguir mais um tempinho, paralisando transações em 27 de agosto.

Fonte: Sony