O Google Maps anunciou nesta terça-feira (30) a inclusão de alguns recursos em seu aplicativo. Com as atualizações, o software terá agora novas funções como previsão do tempo, nível da qualidade do ar, rotas mais econômicas e interação com estabelecimentos para eles informarem se aceitam ou não a retirada de produtos ou entrega delivery.

De acordo com o Google, as funcionalidades serão disponibilizadas aos poucos nos próximos meses e ainda não tem previsão para chegar aos smartphones dos brasileiros.

A atualização do Google Maps trará informações sobre o clima, que para quem mora na instável São Paulo será bem-vinda. Qualidade do ar, que para pessoas com doenças respiratórias pode ajudar a alertar para cuidados a mais em dias de qualidade baixa ou evitar lugares específicos. Mapas detalhados, que indicarão, por exemplo, se a calçada por onde você irá passar tem acessibilidade para cadeirantes ou carrinhos de bebês.

Google Maps. Imagem: Shutterstock
Google Maps atualiza recursos em seu aplicativo. Imagem: Shutterstock

Além disso, ele irá indicar rotas mais econômicas e visualização por modais, ou seja, meio de transportes. Na antiga versão, se você quisesse checar o tempo para um destino bastava clicar na aba com o desenho do veículo para ver detalhes. Agora, a pessoa poderá escolher alguns modais de preferência e as informações aparecerão em uma só aba, facilitando a visualização do itinerário.

publicidade

Outra melhoria para as rotas é a do Live View em locais fechados. A ferramenta, ativa há um ano, permite encontrar caminhos mostrando direções com realidade aumentada usando a câmera do celular e com setas indicadoras de direção. Agora, o Google vai implementar esta função em locais complicados de caminhar, como shoppings, estações de trem e aeroportos.

Leia mais!

Um Google ecológico

Pensando também na redução da emissão de carbono, o Google vem desenvolvendo soluções voltadas para o meio ambiente. A empresa pretende liberar o que eles chamam de rota eco-frindly (ecologicamente amigável) que irá indicar onde há estações de carregamento de carros elétricos. Na prática, o recurso consiste em que a pessoa gaste menos combustível, já que a interface do app, indicada por um símbolo de uma folha verde, indicará rotas com mais descidas, por exemplo.

Em países europeus, o Google Maps indicará aos motoristas se estão em zona de baixa emissão. Estas áreas são definidas por autoridades locais com níveis perigosos de poluição e de acesso restrito a carros. Existem casos até de cobrança de pedágios para desestimular a entrada de veículos.

Comércio em tempos de pandemia

Mas o Google Maps não é apenas rotas. O aplicativo conta com uma rede de perfis comerciais que permitem a checagem do horário de funcionamento, avaliações de clientes e dias de maior movimento. Atualmente, com a pandemia do coronavírus, a empresa decidiu disponibilizar uma função que autorize empresários fornecerem um maior detalhamento do seu estabelecimento. Como por exemplo, se aceitam ou não a retirada de um produto no local, evitando assim uma viagem perdida.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!