No PC, “Crash Bandicoot 4” exige conexão online constante e desagrada fãs

Uma conexão constante é comum em jogos que são lançados por meio do Battle.Net, o serviço da Activision, produtora do jogo
Por Rafael Arbulu, editado por Renato Mota 31/03/2021 17h32, atualizada em 31/03/2021 23h29
Cena de uma fase do jogo 'Crash Bandicoot 4: Its About Time'
Cena de uma fase do jogo 'Crash Bandicoot 4: Its About Time'. Imagem: Activision Blizzard/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

‘Crash Bandicoot 4: It’s About Time’ desembarcou nos PCs recentemente, mas, ao contrário do que se viu nos consoles, a versão do jogo para computadores exige uma conexão online constante, ou seja, caso sua internet “caia”, a partida é automaticamente paralisada, sem aviso.

Embora o jogo em si não tenha nenhum modo multijogador, ele chegou aos PCs por meio da Battle.net, uma plataforma oferecida pela Activision Blizzard que exige conexão online constante. O problema é que, não bastasse a obrigatoriedade de estar plugado na internet, jogadores estão reclamando de erros que forçam o jogo a fechar sem motivo.

Leia mais

“Imagine estar no meio de um desafio bem difícil (algum extremamente comum em ‘Crash 4’) e sua internet desconecta durante uma grande partida. Legal”
https://twitter.com/Its_Yoji/status/1375543247376908295
Eu estou cansado com a direção anti consumidor dos jogos. Quando você COMPRA um jogo, mas não consegue jogá-lo por causa de uma DRM ruim que quer você sempre online em um título exclusivamente SINGLE PLAYER. A minha regra é não comprar jogos single player que exigem conexão constante. Eu abri uma exceção para ‘Crash 4’. Foi um erro”
“Crash 4″ no PC tem uma DRM de conexão constante. Isso é inaceitável e apenas traz danos aos consumidores legítimos”

Normalmente, a exigência pela conexão ininterrupta tem o propósito de coibir a pirataria dos jogos: um dos muitos métodos de DRM (sigla em inglês para “Gerenciamento de Direitos Digitais”), a conexão constante serve para que os produtores de um jogo rodem verificações aleatórias em segundo plano, a fim de atrelar o jogo à uma conta oficial do Battle.net e, assim, assegurar que aquilo é uma versão autêntica e oficial.

Imagem de erro do jogo "Crash Bandicoot 4", que exige conexão online constante para funcionar
“Crash Bandicoot 4” exige uma conexão constante com a internet e, sem ela, é impossível jogá-lo, mesmo que ele não tenha um modo multiplayer. Imagem: @Its_Yoji/Twitter

No caso de “Crash Bandicoot 4”, porém, a conexão online constante não vai ter serventia, haja vista que, um dia depois de chegar ao PC, o jogo já foi crackeado e disponibilizado em portais de torrent com a função de DRM removida. Em outras palavras, quem piratear o jogo – por meio de download ilegal – pode acabar tendo uma experiência mais divertida do que quem pagou por ele, uma vez que não há obrigatoriedade de conexão para quem estiver na versão pirata.

Estranhamente, porém, outro jogo que será lançado via Battle.net – “Diablo II: Ressurected” – será jogável em modo offline, segundo informou a Activision.

A empresa não comentou sobre as reclamações dos usuários até o fechamento desta nota.

Fonte: Eurogamer


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital