Está devendo sua parte da noite de pizza com a galera ou o almoço do dia para o restaurante do bairro? Saiba que enviar e receber valores ficou muito mais fácil para quem usa o WhatsApp. Além de todas as opções de pagamento online que já temos como PIX, DOC, boleto de depósito e etc, agora você também pode transferir dinheiro e pagar suas contas pelo aplicativo.

A nova funcionalidade do WhatsApp permite fazer pagamentos a familiares, amigos ou empresas, diretamente do chat, sem precisar acessar o app do seu banco. O recurso foi desenvolvido para “transferências pessoais entre amigos e familiares e para a compra de bens e serviços, não para o recebimento do dinheiro por vendas”. Este último pode ser feito pelo WhatsApp Business.

Sobre taxas, de acordo com o aplicativo, “o WhatsApp e o Facebook não cobram taxas quando você envia ou recebe dinheiro usando um cartão de débito, ou quando envia pagamentos para uma empresa com um cartão de débito ou crédito”, portanto, usar o recurso não te condiciona ao pagamentos de taxas. Mas vale ressaltar que seu banco poderá cobrar tarifas pelo uso do cheque especial, e sua operadora poderá cobrar pelo uso de dados móveis.

A ferramenta funciona com o Facebook Pay, tecnologia de pagamentos do Facebook. Não é obrigatório ter uma conta na rede social para conseguir acessar o recurso pelo WhatsApp. Para manter a segurança das transferências, o usuário precisará cadastrar uma senha PIN, que será solicitada antes de cada transação.

publicidade

Para celulares que usam a biometria, ela também pode ser uma opção. O mensageiro garante que ”os dados do seu cartão são protegidos por criptografia, conforme os requisitos do PCI, e por diversas camadas de segurança”.

Como transferir dinheiro pelo WhatsApp. Imagem: Reprodução/WhatsApp
Como transferir dinheiro pelo WhatsApp. Imagem: Reprodução/WhatsApp

Vale ressaltar que, por motivos de eventuais riscos, o Banco Central havia suspendido no ano passado o uso de transferências pelo WhatsApp no Brasil. Na terça-feira (30), a entidade emitiu uma nota autorizando a atividade e afirmou que ”acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”.

Assim que liberada, a função será disponível tanto para Android, como para iPhone (iOS).

Quem pode enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp?

Para enviar dinheiro para outras pessoas você precisa cadastrar um cartão de débito. A função crédito é liberada apenas para casos de pagamentos a estabelecimentos que usam o WhatsApp Business. Os bancos disponíveis no Brasil que podem enviar dinheiro, até o momento, são:

  • Banco do Brasil (Visa);
  • Nubank (Mastercard);
  • Sicredi (Mastercard e Visa);
  • Woop, a conta digital da Sicredi (Visa);

Para receber, o destinatário precisa ter o mesmo banco do remetente e, para ter o dinheiro creditado em sua conta, você precisa aceitar que o valor seja transferido para ela. Não é possível enviar pagamentos para quem não tem os bancos parceiros citados.

Leia mais!

Como cadastrar uma forma de pagamento?

No iPhone:

1. Toque em “Ajustes” (ícone da engrenagem) e selecione a opção “Pagamentos”;

2. Depois, selecione “Facebook Pay” e toque em “Continuar”;

3. Crie um PIN (senha numérica) de seis dígitos para usar nas transações e toque em “Avançar”. Se preferir usar o Face ID ou Touch ID para autorizar as transações, habilite nessa tela;

4. Digite seu nome, telefone e CPF e toque em “Avançar”;

5. Insira os dados do seu cartão de débito (nome, número, data de validade e código CVV);

6. Toque em “Salvar”.

No Android o processo é o mesmo, apenas com alguns caminhos e nomes diferentes. Para acessar o Facebook Pay, você deve clicar nos três pontinhos no canto superior direito do aplicativo e selecionar “Pagamentos”. Depois, basta seguir as orientações.

Enviando dinheiro pelo aplicativo

Acesse o chat da pessoa que você deseja enviar o dinheiro. Toque no ícone + e selecione “Pagamento”. No Android, você deve acessar pelo ícone de anexo (o clipe de papel).

Digite o valor da transferência e, se achar necessário, o motivo. Depois aperte em “Pagar”.

Faça a autenticação via senha ou biometria. O contato que recebeu o valor deve tocar em ”Aceitar o pagamento” e pronto, dinheiro na conta.

As transferências também poderão ser feitas nos grupos de WhatsApp, o que é uma ”mão na roda” daqueles pagamentos coletivos em ”grupos da chácara” ou ”aniversário de fulano”. É preciso apenas identificar a pessoa que vai receber.

O valor máximo que pode ser transferido é de R$ 1 mil e, para quem recebe, o limite é de até 20 mil transações no dia ou R$ 5 mil no mês.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!