Nasa divulga foto de “arco-íris” em Marte e explica o fenômeno

Por Rafael Rigues, editado por André Lucena 06/04/2021 09h54, atualizada em 06/04/2021 15h48
Arco-íris no céu de Marte
Arco-íris no céu de Marte, capturado pelo rover Perseverance em 4 de abril de 2021.
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma imagem capturada pelo rover Perseverance no último domingo (4), na superfície de Marte, intrigou os cientistas. Feita com uma das câmeras usadas para detectar e evitar obstáculos (Hazard Avoidance Cam, ou Hazcam), ela mostra o que parece ser um arco-íris no céu do planeta.

Na Terra, os arcos-íris surgem após as chuvas, quando gotículas de água suspensas na atmosfera agem como prismas e decompõem a luz branca do Sol em suas cores primárias. Mas em Marte não há chuva, portanto um arco-íris não deveria existir.

Um arco-íris no céu marciano. Imagem: Nasa/JPL-Caltech
O arco-íris no céu marciano. Imagem: Nasa/JPL-Caltech

Havia várias teorias plausíveis para explicar o fenômeno. Uma delas é que ele seria causado pela luz refletida por minúsculas partículas de poeira em suspensão na atmosfera marciana, o que é apelidado de “dustbow” (mistura das palavras “dust”, poeira, e “rainbow”, arco-íris).

Outra possibilidade, originalmente levantada durante uma entrevista com cientistas da Nasa em 2015, era que o fenômeno seria causado por partículas de gelo, e não de água, em suspensão na atmosfera.

Marte tem dois tipos de gelo em sua superfície, especialmente nos polos: gelo carbônico (dióxido de carbono congelado, o popular “gelo seco”) e gelo de água. Neste caso, o arco seria um “icebow” (de “ice”, gelo).

Leia mais:

O que causou o efeito?

Infelizmente, segundo a Nasa o “arco-íris” não existe. Ele é uma ilusão de ótica, causada por raios de luz refletindo no interior da lente da câmera. Esse efeito, que provoca manchas de luz circulares ou hexagonais em imagens, é conhecido como Lens Flare.

Em declaração ao site Futurism, o especialista em relações com a mídia da Nasa, Andrew Good, confirmou que o arco-íris foi um artefato causado pelas lentes da Hazcam.

“O que você vê ali é um Lens Flare”, disse Good. “As Hazcams frontais tem quebra-sol, que foi considerado como crítico para a missão (eles são necessários para dirigir para frente, e normalmente estamos dirigindo para frente)”.

“Mas eles não foram considerados essenciais nas câmeras traseiras, então você ainda pode ver artefatos causados pelo reflexo interno da luz em suas imagens”. A imagem do arco-íris foi feita com a câmera traseira esquerda.

Desde que pousou em Marte, em 18 de fevereiro, o Perseverance vem captando inúmeras imagens do planeta, que são regularmente transmitidas à Terra.

Para incentivar a pesquisa científica, a Nasa disponibiliza ao público todas estas imagens, tanto em versões “brutas” (como saem da câmera) quanto processadas, em uma galeria atualizada constantemente. Atualmente, são quase 20 mil imagens disponíveis.

Via: Futurism

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.