‘Super Mario Bros.’ original tem recorde de speedrun quebrado nos EUA

Youtuber americano publicou seu feito, terminando o jogo da Nintendo em quatro minutos e cinquenta e quatro segundos e vencendo marca anterior
Por Rafael Arbulu, editado por Renato Mota 08/04/2021 12h59
Super Mario Bros.
Imagem: Nintendo/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O jogo ‘Super Mario Bros.’, da Nintendo, teve seu recorde de speedrun quebrado pelo streamer norte-americano “Niftski”, especializado em corridas velozes do jogo original do mascote da empresa japonesa. O youtuber conseguiu fechar uma partida inteira em quatro minutos, cinquenta e quatro segundos e noventa e sete milésimos (4m54s97ms), superando em menos de um segundo a marca anterior, que parava em um pouquinho mais que 4m55s.

O vídeo foi compartilhado pelo canal oficial do youtuber, bem como em suas redes sociais — Twitter e Twitch — e mostra a partida toda, com o cronômetro rodando à esquerda da tela. Por mais que ele tenha se valido de diversos atalhos e bugs inerentes a ‘Super Mario Bros.’, o speedrun ainda é válido e vem sendo noticiado mundo afora.

Leia mais

“Speedrun” é o nome dado à tentativa de se terminar um jogo no menor tempo possível. A brincadeira virou coisa de gente grande e, hoje, vários especialistas em jogos dedicam-se a finalizar partidas inteiras em alta velocidade, mas, oficialmente, há algumas regrinhas a serem seguidas: não é permitido o uso de hacks e versões adulteradas de jogos — no máximo, emuladores de jogos originais para contornar a indisponibilidade de plataformas (‘Super Mario Bros.’, por exemplo, foi lançado em 1983, para o “Nintendinho”).

O jogo, aliás, vem ocupando várias manchetes nas últimas semanas: recentemente, uma cópia original de ‘Super Mario Bros.’ foi arrematada em leilão por incríveis US$ 660 mil (R$ 3,69 milhões na conversão direta). Niftski, porém, vem brincando com a velocidade de partidas do jogo há bem mais tempo — seu canal inteiro é dedicado a ‘Super Mario Bros.’ e speedrun.

O youtuber admitiu em sua transmissão no Twitch que este vem sendo o caso há pelo menos um ano, confessando que “correr para esse objetivo e treinar esse jogo foi muito estressante e bem ruim no que tange à saúde mental”. Felizmente, agora que cumpriu sua missão, ele pode voltar a curtir outros jogos em seu canal.

Fonte: Niftski, via YouTube


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital