O Google anunciou nesta quarta-feira (7) que a edição 2021 de seu evento anual para desenvolvedores, o Google I/O, será totalmente virtual e terá participação gratuita. A edição do ano passado foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.

O evento, que acontece entre 18 e 20 de maio, terá apresentações para “consumidores e desenvolvedores”, focadas em “novidades sobre a empresa e seus produtos”. Além de sessões técnicas para “anúncio de produtos e apresentação sobre como adotar novos recursos”. 

publicidade

Os interessado precisarão se registrar para participar de workshops conduzidos por instrutores, e também para as sessões “Ask Me Anything” (AMA, “Me pergunte qualquer coisa”), onde poderão fazer perguntas a especialistas do Google.

Leia mais:

publicidade

Os Meetups, descritos como “fóruns casuais e abertos hospedados pelo Google que permitem aos participantes se conectar uns com os outros” também exigem registro e reserva.

Além disso, o Google irá criar experiências interativas no I/O Adventure, permitindo que desenvolvedores testem novos produtos e recursos, e realizará Codelabs e Learning Pathways, experiências autoguiadas que ajudam o participante a adotar uma tecnologia do Google.

publicidade

Como participar do Google I/O?

O registro para participação no Google I/O 2021 já está aberto. Participantes registrados poderão “ganhar selos, receber sugestões personalizadas de eventos, participar de perguntas e respostas ao vivo durante as sessões e conversar no I/O Adventure”.

Imagem de Sundar Pichai, CEO do Google
Sundar Pichai, CEO do Google, rotineiramente faz a palestra de abertura do Google I/O para anunciar novos produtos e serviços. Imagem: Josh Edelson/AFP

Não é só o Google que está realizando virtualmente um evento para desenvolvedores. A Apple anunciou que o WWDC21 ocorrerá entre 7 e 11 de junho, e irá oferecer “uma perspectiva única sobre o futuro dos sistemas operacionais da empresa: iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS”. 

publicidade

Já o Facebook realizará o F8 Refresh, que será aberto a desenvolvedores de todo o mundo e transmitido ao vivo na página Facebook for Developers no dia 2 de junho. Segundo Konstantinos Papamiltiadis, vice-presidente de Parcerias de Plataformas do Facebook, serão apresentadas novas ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos, sessões técnicas de aprofundamento, demonstrações e painéis.

Os desenvolvedores interessados em participar podem se cadastrar na página do F8 Refresh para serem informados quando o registro for aberto e para receber atualizações.