Bug em Mustang Mach-E faz com que o carro não ligue, mesmo com bateria carregada

Por Edson Kaique Lima, editado por Fabiana Rolfini 09/04/2021 07h26, atualizada em 09/04/2021 09h37
Ford Mustang Mach-E
Ford Mustang Mach-E. Imagem: betto rodrigues/Shutterstock
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Alguns donos do Mustang Mach-E, a versão SUV elétrica do clássico da Ford, estão enfrentando um problema sério com um bug em seus utilitários esportivos. O carro entra em modo de hibernação e não liga, mesmo estando com a bateria totalmente carregada. 

Isso acontece por conta de um bug bem específico do sistema das primeiras unidades vendidas e envolve a bateria de 12v. Esse componente é muito menor que o propulsor principal e tem a função de ligar alguns componentes do carro durante sua inicialização. 

Essa segunda bateria é composta por chumbo-ácido e mantida carregada ao consumir energia da bateria maior, de íon-lítio. Mas, segundo alguns proprietários, isso não tem acontecido quando o veículo é conectado para carregamento do propulsor principal. 

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Este problema tem aparecido especialmente em locais de temperatura fria, já que a recomendação da Ford nessas áreas é deixar os carros conectados para que eles possam usar a energia da rede para se manterem aquecidos antes de dirigir. 

Quando a bateria de 12v está descarregada, o processo de inicialização do sistema do carro não acontece. Segundo os proprietários, o aplicativo Ford Pass, que é o software principal do Mustang Mach-E, exibe apenas uma mensagem informando que o veículo se encontra em “modo de hibernação”. 

Ford está ciente

Ford está ciente do problema e já trabalha em um sistema para resolvê-lo de maneira remota. Crédito: Ford/Divulgação

Em um boletim de serviço técnico, a Ford reconheceu o problema e observou que ele é relacionado ao software e ao módulo de controle do trem de força do veículo. Segundo a montadora, o bug afeta apenas uma pequena parcela dos carros fabricados até o dia 3 de fevereiro. 

“Estamos cientes de que um pequeno número de proprietários de Mustang Mach-E tiveram sua bateria de 12 volts atingindo uma condição de baixa tensão”, disse a Ford no boletim enviado à Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA. 

No momento, para resolver a questão é necessário levar o carro até uma concessionária para que sejam feitos os devidos ajustes. Porém, a empresa já trabalha no desenvolvimento de um sistema que permita ajustar o software de maneira remota. Até essa ferramenta ser concluída, a Ford fornecerá assistência rodoviária gratuita para rebocar os veículos até a oficina. 

Com informações do The Verge 

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Redator(a)

Edson Kaique Lima é redator(a) no Olhar Digital

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Fabiana Rolfini é redator(a) no Olhar Digital