Muitos brasileiros estão na expectativa pela sua vez de receber a vacina contra o coronavírus. Já se sabe que somente a imunização em massa será capaz de combater, efetivamente, a doença e permitir que a vida “volte ao normal”.

Pesquisas apontam que é necessário um índice de vacinação entre 70% e 80% para atingir a chamada imunidade de rebanho e formar uma barreira que impeça a circulação do vírus. Grupos prioritários e pessoas com comorbidade já estão, finalmente, garantindo sua picadinha. Entretanto, muitas pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários se questionam: afinal, quando serei vacinado contra a Covid-19?

publicidade

Uma nova ferramenta on-line promete pôr fim à questão. O site “Quando vou ser vacinado?”, criado por voluntários, utiliza informações oficiais divulgadas diariamente sobre a pandemia para fornecer estimativas sobre a imunização.

Imagem: Captura de tela do site “Quando vou ser vacinado?”

“As previsões podem mudar diariamente e estão suscetíveis a mudanças de regras e leis da federação, estados e cidades. Informe-se nos sites dos governos e com notícias de portais confiáveis”, adverte a página antes de iniciar os cálculos.

Leia também:

Como é feito o cálculo?

A estimativa é obtida pela média dos últimos sete dias de vacinação em cada estado. Importante alertar que alguns municípios podem ter datas de imunização diferentes dos estados, por isso o usuário deve manter-se informado por meio dos canais oficiais dos governos e noticiários.

Ao informar a idade e o estado onde mora, o usuário é conduzido à página do resultado. Caso esteja incluso nos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI), deve clicar na opção indicada.

Junto ao resultado, é fornecido também um panorama do seu estado: quantos habitantes fazem parte dos grupos prioritários, quantas doses (primeira e segunda) já foram aplicadas até o momento, o percentual da população que já foi imunizada e a média diária de vacinas.

Quer ter uma previsão de quando você pode ser vacinado? Clique aqui.

Fonte: Quando vou ser vacinado?

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!