Termina nesta sexta-feira (9), às 23h59, o prazo para se inscrever no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição, relacionada apenas ao 1º semestre, não cobra nenhuma taxa. O resultado está previsto para ser divulgado na próxima terça-feira (13).

Segundo o Ministério da Educação, o primeiro processo de 2021 recebeu, até o momento, mais de 2 milhões de inscrições. Até às 18h da última quinta-feira (8), o total de estudantes inscritos estava em 1,05 milhão. O número cai pela metade porque cada pessoa que se inscreve pode cadastrar até dois cursos. Com tanto acesso simultâneo, o site enfrentou problemas e foi alvo de reclamações logo após sua abertura.

Como se inscrever no Sisu?

Ao fazer a inscrição, o estudante precisa preencher os dados pessoais e escolher até duas opções de curso, a ordem selecionada deve ser a de preferência. Depois, só confirmar a modalidade da vaga, se é de ampla concorrência ou se entra em algum tipo de cota, e pronto.

Leia também: 

publicidade

As chamadas das universidades começam após as inscrições. Em 13 de abril, é previsto que ocorra a chamada regular. O período de matrícula vai do dia 14 até o dia 19. Caso o estudante tenha sido aprovado em alguma universidade, o mesmo deve procurar a instituição para realizar a matrícula.

Caso não tenha passado na chamada regular, é possível se inscrever na lista de espera do Sisu. O processo para essa categoria fica aberto entre os dias 13 e 19 de abril. No dia 23 sai a última lista de convocados para matrícula.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!