De forma rápida e totalmente gratuita, o cidadão que está comprando um carro, e quer ter a certeza de que não há nenhum problema, pode checar se o veículo que está adquirindo têm dívidas, restrições e até registros de roubo/furto por meio de uma série de serviços digitais do Detran SP.

A maior parte das consultas pode ser feita de forma 100% online, sem a necessidade de ir presencialmente a uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito. O primeiro passo é acessar o portal da entidade e clicar na aba “Veículos”. Na página, estão listadas as opções disponíveis:

Detran.SP: saiba como pesquisar possíveis restrições de veículos para compra. Imagem: Detran SP/Reprodução
Detran.SP: saiba como pesquisar possíveis restrições de veículos para compra. Imagem: Detran SP/Reprodução
  • Pesquisa de débitos e restrições de terceiros: neste item, o motorista poderá verificar dois tipos de situações:

Registro de furto e roubo do veículo: quer consultar se o carro é roubado? Essa opção pode ser feita tanto pelo aplicativo do Detran SP (disponível para Android e iOS) quanto pelo portal. É necessário somente inserir a placa do veículo;

Débitos e restrições de veículos de terceiros: a função lista possíveis dívidas como restrições administrativas, judiciais e gravame (alienação fiduciária). Para a pesquisa, é preciso entrar com a placa do carro e o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores);

publicidade
  • Extrato de cadastro do veículo: este documento deve ser solicitado somente pelo proprietário do veículo para entrega ao novo comprador e é o único serviço realizado exclusivamente mediante agendamento. A consulta informa desde a data do último licenciamento, histórico do veículo, município de registro, números do Renavam, chassi, entre outros dados.
  • Certidão negativa/positiva de propriedade: neste campo, é possível solicitar a certidão de propriedade do veículo, informando se há cadastro na base de dados do Detran SP e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). É necessário inserir o CPF do proprietário, login e senha para acessar.
Aplicativo do Detran SP permite saber se carro têm dívidas anteriores. Imagem: muk woothimanop/Shutterstock.com
Aplicativo do Detran SP permite saber se carro têm dívidas anteriores. Imagem: muk woothimanop/Shutterstock.com

Digitalização do Detran

Até como forma de prevenção no combate à pandemia de covid-19, o Detran SP ampliou em 72% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43, em 2019, para 74, até o início deste ano. O objetivo é oferecer tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia ao motorista.

Entre os serviços mais solicitados, estão a renovação simplificada e segunda via de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento e transferência de veículo e a opção de consultar se o carro é roubado

Estou perdido. Como fazer um desses serviços digitais do Detran?

Fácil. Caso não tenha muita familiaridade com o meio digital e esteja “perdido” no portal do Detran SP, saiba que há uma ala no site com vídeos de tutoriais simples e didáticos para que qualquer um possa aprender a realizar serviços que antes necessitavam de agendamento presencial e agora podem ser efetuados pela internet.

Os vídeos são práticos, com aproximadamente um minuto cada, e são divididos por temas que abrangem serviços bastante procurados, tais quais a Renovação de CNH, 1ª Habilitação, Licenciamento de veículos, 2ª Via da CNH, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), entre outros.

Ala de "Tutoriais" do site Detran SP. Imagem: Reprodução
Ala de “Tutoriais” do site Detran SP. Imagem: Reprodução

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!