Com o encerramento da etapa de inscrições no Sistema de Seleção Unificada, o Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira (16), as notas de corte para ingresso nos cursos universitários e abriu prazo para a lista de espera.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) / Imagem: Brenda Rocha- Shutterstock

Na relação a seguir, levantada pelo Blog do Enem, foram consideradas as pontuações para o sistema de ampla concorrência dos cursos mais disputados. As notas de corte são diferentes para cada modalidade de concorrência, ou seja, para quem se candidata às vagas de ampla concorrência, ações afirmativas e cotas, conforme as opções elencadas no ato da inscrição ao Sisu. Para consultar outros cursos e/ou modalidades de concorrência, clique aqui.

publicidade
Fonte de informações: https://blogdoenem.com.br/cursos-10-maiores-notas-de-corte-no-sisu

Vale ressaltar que algumas universidades optaram por oferecer bônus nas notas do Enem. Essa bonificação é dada para participantes que estudaram no estado sede da instituição. É o caso da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por exemplo, que bonificou em 20% esses alunos.  É como se fosse um “sistema de cotas” que funciona por meio de um adicional para “aumentar as notas”.

Importante destacar também que cada instituição atribui pesos diferentes para cada prova do Enem, o que interfere nos resultados parciais. A nota de corte corresponde ao valor da menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. Sendo assim, a pontuação apresentada durante os dias de inscrição não é determinante para aprovação, pois, pode mudar com novas matrículas ou desistências.

publicidade

Como é calculada a nota de corte

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

publicidade

O Ministério da Educação alerta, porém, que a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. “O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos”.

Leia também: 

publicidade

Começa o prazo para participar da lista de espera

Teve início nesta sexta-feira (16) a etapa em que os inscritos não nomeados na chamada regular podem se candidatar à lista de espera. O prazo vai até 23 de abril.

Tem direito a manifestar interesse apenas o candidato não selecionado na convocação regular em nenhuma das suas duas opções de curso. O candidato apto poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no Sisu.

Para isso, o interessado deve acessar seu boletim no sistema e clicar no botão que corresponde à confirmação de intenção em participar da lista de espera do Sisu. Atenção: é necessário certificar-se de que sua manifestação foi efetivada. Ao finalizar o processo, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Fonte: Sisu

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!