Saúde mental: SAP oferece feriado para funcionários recarregarem energias

Por Tamires Ferreira, editado por André Lucena 16/04/2021 15h44, atualizada em 16/04/2021 16h32
Estresse. Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A empresa de tecnologia SAP vai oferecer um feriado corporativo em prol da saúde mental dos funcionários. Com data marcada para 27 de abril, Dia da Saúde Mental, o objetivo é propor que colaboradores descansem o psicológico e recarreguem as energias se afastando do dia a dia no trabalho. A proposta irá alcançar as companhias de todos os países e terá a licença remunerada.

A SAP decidiu conceder a folga após constatar que um terço de seus funcionários estava com níveis de estresse em relação ao trabalho mais elevados que o de satisfação. Para a pesquisa, a empresa utilizou uma ferramenta de monitoramento da experiência do colaborador, SAP Qualtrics Remote Work Pulse, o que fez com que acendesse um alerta à direção da companhia.

SAP decreta feriado corporativo em prol da saúde mental dos colaboradores. Imagem: Shutterstock
SAP decreta feriado corporativo em prol da saúde mental dos colaboradores. Imagem: Shutterstock

Os dados internos acabaram fazendo sentido após a divulgação de um estudo divulgado durante o Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) que apontou a piora em quadros de depressão ou de ansiedade em decorrência da crise da Covid-19.

“Globalmente, por meio dos comitês de crise, identificamos maior necessidade de pausas em função nas mudanças impostas pela pandemia. O dia da saúde mental é um incentivo para que todos os colaboradores dediquem o dia para fazer algo que traga bem-estar e tempo de convivência com a família”, explicou Fernanda Saraiva, diretora de RH da SAP Brasil.

Leia mais!

Para a diretora, os resultados também trazem um aviso para a necessidade das empresas falarem sobre o tema e buscarem compreensão para entender a vida pessoal e profissional do colaborador, principalmente no atual e atípico momento de pandemia.

“É um alerta para a importância de estar atento à saúde mental e reforçar a necessidade de falar abertamente sobre o tema no ambiente corporativo, sem estigmas e pré-julgamentos”, opinou a profissional de RH.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.