EnglishPortugueseSpanish

Um novo emulador chegou à Play Store, permitindo que você rode jogos do antigo N-Gage em seu smartphone Android. Intitulado “EKA2L1”, o software em questão já pode ser baixado na loja de aplicativos do Google para executar aplicativos desenvolvidos para o antigo sistema operacional Symbian – em suas versões S60v1, S60v3 e S60v5.

O N-Gage foi um dispositivo híbrido entre smartphone e console portátil – alguns veem nele o primeiro “gaming phone” da história. Anunciado em 2002 e lançado em outubro de 2003, o aparelho não foi o sucesso comercial esperado pela Nokia, sua fabricante.

publicidade

Na sua primeira semana, ele já havia sido superado pelo Game Boy Advance (Nintendo) em proporção de 100 para 1, ao passo que, no seu primeiro mês, varejistas de grande porte, como a GameStop, já estavam oferecendo US$ 100 (R$ 556,95 na conversão direta) de crédito para cada N-Gage devolvido.

Leia mais

Ainda assim, o N-Gage assegurou interesse o suficiente para que fossem lançados 58 jogos em seu portfólio, incluindo licenciamentos como “SEGA Rally”, “Bomberman”, “Tony Hawk’s Pro Skater” e “Call of Duty”. O EKA2L1, segundo as avaliações publicadas por usuários na Play Store, consegue rodar “quase todos” os títulos do falecido portátil.

Um lado negativo, porém, é o de que, ao contrário de emuladores de consoles, você não pode rodar os jogos apenas com uma inicialização básica. Ao invés disso, será necessário baixar os arquivos de sistema pertinentes ao Symbian e a ROM do jogo que você deseja emular.

A desenvolvedora Play Software, responsável pelo emulador do N-Gage, disse que já está buscando para o Android o suporte ao “N-Gage 2.0”, a plataforma de serviços que a Nokia lançou com o “N-Gage QD” – uma tentativa malfadada de releitura do portátil -, que trazia alguns jogos exclusivos, como “Age of Empires 3”, “Metal Gear Solid Mobile” e “Tomb Raider Underworld”.

Fonte: EKA2L1 (página de download)