Embora tenha consagrado o cinema independente com as vitórias nas categorias principais para ‘Nomadland’, a última cerimônia de Oscar passou longe de se consagrar. Segundo os números indicados pela Trading Platforms, a premiação perdeu mais de 60% de sua audiência comparada ao ano anterior, de 2020, que consagrou ‘Parasita’.

A cerimônia costuma ser um campeão para a rede de TV ABC, dos Estados Unidos. Em 2019, a noite que premiou ‘Green Book: O Guia’ registrou 29,6 milhões de espectadores, mas esse número caiu quase 20% em 2020, quando registrou apenas 23,9 milhões de espectadores.

Leia mais:

O número caiu ainda mais dramaticamente neste ano, quando a cerimônia só conseguiu atrair 10 milhões de espectadores, uma redução de 59% em relação ao ano anterior. Os números do Oscar já vêm em queda livre desde a 87ª edição, de 2015, mas nunca chegaram ao ponto de chegar perto de atingir a marca de um dígito de audiência.

publicidade
porcentagem da crítica da cerimônia do oscar na pandemia no site rotten tomatoes
A nota da cerimônia do Oscar no Rotten Tomatoes chegou a um percentual abismal de 24%. Créditos: Reprodução

O estrépito da última noite do prêmio da Academia de Artes e Ciência Cinematográficas também foi apontado por críticos. Segundo o Rotten Tomatoes, site agravador de críticas de filmes e séries, 34 reviews sobre cerimônia apurados resultaram em uma nota de aprovação de 24%.

O consenso da crítica foi é que “O 93º Oscar definitivamente trouxe algo diferente, mas após um forte momento de abertura com Regina King, as mudanças na cerimônia deste ano cimentaram a importância de certas tradições estruturais – e quão prejudicial pode ser a proteção de suas apostas nos votos da Academia.”

Agora, o jeito é torcer para que a próxima edição resgate sua audiência. A indústria do cinema vai agradecer.

Via: Trading Platforms