Por favor, não me joguem pedras nesta data tão simbólica. Mas não sou fã de ‘Star Wars’. Tentei bastante, assisti a pelo menos os três primeiros filmes (aqueles exibidos entre 1977 e 1983), respeito os fãs, mas seja lá por qual motivo não me emocionei, me empolguei ou me diverti assistindo aos longas-metragens com Harrison Ford e Carrie Fisher — e com esta introdução apática, é possível perceber quão raso é o meu conhecimento sobre a franquia. 

Contudo, em 2020, a série ‘The Mandalorian’ me chamou atenção. Após uma surpreendente indicação ao Emmy na categoria de Melhor Série Dramática, a mais importante da premiação, e inúmeras menções da crítica nas anuais listas de “melhores do ano”, resolvi deixar as minhas impressões de lado e fui atrás de entender como a série do Baby Yoda conseguiu virar um fenômeno de público, indústria e crítica.

Conheça a cronologia Star Wars

publicidade
star wars
Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Imagem: Lucasfilm/Divulgação

Então fui e gostei, mesmo com poucas referências e expectativas. Ok, para ser sincero, eu adorei! Em um binge watching que durou um final de semana inteiro, me peguei fã de uma série da franquia cuja qual nunca me importei o suficiente.

Então, como um não-fã de ‘Star Wars’, resolvi explicar como é possível apreciar a série da Disney+ sem todo o conhecimento necessário — ou até mesmo uma paixão enlouquecedora pela importante franquia.

publicidade

Acompanhe.

Sobre o que é ‘The Mandalorian’?

A série ‘The Mandalorian‘ acompanha as aventuras de Din Djarin (Pedro Pascal) que embarca em uma jornada solitária pelas galáxias. Em uma de suas missões, Din encontra um ser misterioso que precisa de ajuda. Este ser é, nada mais, nada menos, que o bebê Yoda, ou, “A Criança”.

publicidade

Mas, ao invés de devolvê-lo ao seu “guardião”, Din resolve fugir com o bebê e começa a ser perseguido. Em outras palavras, Din é gente como a gente, se apaixona pelo bebê Yoda e foge com ele tal qual a musa dos memes, Nazaré, na novela ‘Senhora do Destino’. Mas não dá para culpá-lo, não é mesmo?

Eat The Child GIF by Disney+ - Find & Share on GIPHY
O adorável Bebê Yoda. Créditos da imagem: Divulgação/Lucasfilm e Disney+

E é tudo isso que você precisa saber sobre o enredo da série.

publicidade

Leia mais:

‘The Mandalorian’ é muito acessível

Não é necessário ter assistido todos os 11 filmes de ‘Star Wars’ para entender todos os detalhes de ‘The Mandalorian’. A única coisa importante que você deve saber é que a série se passa cinco anos após os acontecimentos de ‘Star Wars: Episódio VI — O Retorno do Jedi’, lançado nos cinemas em 1983. Cuidado com os spoilers no parágrafo seguinte.

poster de the mandalorian
Pôster da primeira temporada de ‘The Mandalorian’. Créditos da imagem: Divulgação/Lucasfilm e Disney+

A produção termina com Luke Skywalker e companhia frustrando os planos de Palpatine e seu império do mal. Ou seja, no início da produção, o lorde sith está fora dos nossos olhares, embora alguns membros do seu exército aparecem para dar o ar da graça e render belas cenas de lutas. Por sorte, não é nem obrigado você saber quem é o grande vilão da franquia para entender a série — não que você ainda não saiba quem ele é, afinal de contas, estamos em 2021. Fim dos spoilers.

De certa forma, ‘The Mandalorian’ funciona como uma franquia à parte do cânone principal. Outro ponto que maravilhoso para espectadores de primeira viagem é a narrativa episódica da série.

cena de the mandalorian. A primeira temporada de 'The Mandalorian' estreou em 2019 pelo serviço de streaming Disney+. Créditos da imagem: Divulgação/Lucasfilm e Disney+
A primeira temporada de ‘The Mandalorian’ estreou em 2019 pelo serviço de streaming Disney+. Créditos da imagem: Divulgação/Lucasfilm e Disney+

Cada episódio da primeira temporada tem começo, meio e fim, e funciona de forma isolada. Ou seja, não há um grande arco narrativo conectando um episódio aos outros. Contudo, a segunda temporada difere neste aspecto, mas, se você chegou até à segunda, você com certeza assistiu a leva de episódios antecessora.

Episódios curtos para dias de correria 

Hoje em dia praticamente as séries dramáticas estão brincando de fazer cinema. Não só pelo de qualidade técnica refinada ou elencos hollywoodianos. Mas a duração dos episódios está praticamente chegando aos 90 minutos semanais, praticamente um filme.

Cada temporada de 'The Mandalorian' conta com 8 episódios. Créditos da imagem: Divulgação/Lucasfilm e Disney+
Cada temporada de ‘The Mandalorian’ conta com 8 episódios. Créditos da imagem: Divulgação/Lucasfilm e Disney+

Não é o caso de ‘The Mandalorian’. Com episódios entre 30 e 45 minutos de duração, o bebê Yoda poderá se tornar o seu próximo acompanhante no horário do almoço. Além disso, cheios de ação, os episódios são capazes de voar no tempo. Em um piscar de olhos você estará nos créditos finais.

Onde posso assistir ‘The Mandalorian’?

Todos os episódios das duas temporadas da produção podem ser assistidos pelo serviço de streaming Disney+, a qualquer hora e a qualquer lugar. A terceira temporada da série ainda não tem previsão de estreia.

Mas como vimos, ‘The Mandalorian’ possui um arco narrativo fácil de acompanhar, muitos momentos com o bebê Yoda, e pode ser absorvida sem bagagem de um mega fã de ‘Star Wars’. Comece o seu binge, e que a força te acompanhe!