Google cria “Entertainment Space”, interface que tomará o lugar do “Discover” nos tablets

Novidade chegará primeiro aos tablets Walmart Onn, mas Google promete um lançamento global nos próximos meses
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 06/05/2021 15h05
Google Discover
Imagem: Google/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou a chegada do “Entertainment Space”, uma nova interface de acesso rápido que entrará no lugar do “Discover”, mas apenas em tablets. Visualmente, a novidade é mais semelhante ao que se vê no Chromecast e Android TVs. Na prática, a mudança deve priorizar os serviços de streaming, jogos e livros que você tem instalados no aparelho, junto de todas as opções de navegação que se espera disso.

O Google diz que o “Entertainment Space” faz um trabalho mais preciso de separar as categorias de produtos que você consome digitalmente do que o Discover, separando, além do que você já comprou, ofertas nas categorias vigentes para você experimentar novos produtos na Play Store.

Leia mais

Imagem mostra o "Entertainment Space", nova interface para tablets que o Google colocará no lugar no Discover
Aba de streaming do “Entertainment Space”, nova interface de acesso rápido do Google que ficará no lugar do “Discover” nos tablets. Imagem: Google/Divulgação

A primeira e mais evidente mudança refere-se ao streaming: o Google se empenhou em alterar a exibição antiga do Discover para algo mais modernizado. A primeira aba mostra todos os serviços de streaming disponíveis no mercado. Assim que você faz o login de uma conta em sua plataforma de escolha, a aba passa a exibir recomendações baseadas em seu perfil, bem como controles de “Continuar assistindo”, caso você tenha parado a exibição de alguma série ou filme em outro dispositivo.

Junto dela, a categoria “Watch” (“Assista” ou “Veja”, na tradução literal) traz recomendações aleatórias do YouTube e Google TV. Ironicamente, a aba de streaming não contará com o Netflix como aplicação recomendada. O serviço ainda estará presente na nova interface, mas não como uma opção primária do menu – você terá que navegar até ela.

Imagem mostra o "Entertainment Space", nova interface para tablets que o Google colocará no lugar no Discover

A segunda aba é voltada para os jogos. Aqui, você tem tudo o que se espera: os jogos que você já tem instalados em seu tablet serão exibidos com maior evidência, junto dos dizeres “Continue jogando” para você voltar à partida rapidamente. Também nesta seção, o Google exibirá recomendações de jogos que você possa gostar, para baixar via Play Store.

Na aba de jogos, vale um destaque para a função “Instant Play”, que permite que você faça o teste de jogos recomendados pelo Google sem a necessidade de tê-los instalados.

Imagem mostra o "Entertainment Space", nova interface para tablets que o Google colocará no lugar no Discover

Finalmente, a mais auto explicativa das abas é a de “Livros”, que categoriza toda a literatura que você tenha adquirido – seja ela escrita ou em áudio -, além de recomendar novas leituras com base no seu gosto em comparação ao que você já comprou.

Segundo o Google, a nova interface deve estrear primeiro nos tablets da linha Onn, marca de eletrônicos do Walmart. A empresa de Mountain View não se comprometeu com datas, mas prometeu um lançamento global “para os próximos meses”. Ainda não se sabe, porém, se o “Entertainment Space” ficará exclusivamente nos tablets ou se poderemos ver a interface nos smartphones algum dia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital