Uma petição virtual está pedindo o cancelamento das Olimpíadas do Japão, que estão marcadas para acontecer ainda este ano, em Julho, por conta da pandemia da Covid-19. O evento deveria ter sido realizado ano passado, mas acabou sendo adiado em um ano por conta do vírus.

Acontece que Tóquio, cidade que vai receber os jogos, está sofrendo com um aumento de casos de Covid-19 e existem dúvidas se o local vai conseguir lidar com segurança com a imensa quantidade de membros das delegações de dezenas de países do mundo.

publicidade

O Japão está dividido sobre a realização das Olimpíadas. Apesar de membros do governo garantirem a realização, líderes políticos disseram que o país estuda o cancelamento do evento caso os números da pandemia não melhorem.

Olimpíadas do Japão

Agora, a petição online “Impeçam a Olimpíada de Tóquio no Japão” angariou mais de 210 mil assinaturas, superando sua meta inicial de 200 mil. Pesquisas de opinião feitas com japoneses também indicam que a maioria da população é contra a realização dos jogos.

Leia mais:

O país também sofre com a vacinação. Até agora, o Japão vacinou pouco mais de 1% de seus habitantes. Especialistas afirmam que a demora na aprovação dos imunizantes atrasou a campanha de imunização e fez com que uma parte dos japoneses rejeitasse a vacina.

Inicialmente, a ideia era vacinar todos os membros de delegações que fossem ao país, mas com o atraso na vacinação no mundo e a repercussão negativa, isso dificilmente vai ocorrer.

Além dos atletas, centenas de voluntários participam das Olimpíadas no Japão. Boa parte desses circulam na vila olímpica e podem contaminar membros das delegações. Ainda existem dúvidas se os protocolos propostos pelo Comitê Olímpico Internacional vão ser eficazes.

Via Agência Brasil