Na última quinta-feira (6), o Rio de Janeiro anunciou a descoberta de uma nova cepa da Covid-19. Identificada como P.1.2, a variante é uma mutação da linhagem P1, que surgiu em Manaus. Agora, foi revelado que a mutação está presente em 11 cidades fluminenses, incluindo a capital.

A nova variante da Covid-19 foi descoberta durante uma investigação para identificar quais linhagens do vírus mais circulam no estado. A P1 se mantém em quase todas as regiões e a P2 na zona norte e na baixada. Foram investigadas 376 amostras, de 57 municípios, selecionadas a partir de genomas enviados ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen/RJ), entre os dias 24 de março e 16 de abril. A cepa esteve presente em 5,85%, com 376 amostras coletadas e em pelo menos 11 cidades.

Nova cepa Covid-19

Já a P.1 original de Manaus estava em 91% das amostras. Ainda foi encontrada as linhagens do Reino Unido em 2,13% e a P.2, outra mutação fluminense, em 0,53%. A nova cepa está predominantemente no norte do estado, mas foi encontrada também em outras regiões, incluindo a capital. “A nova variante foi encontrada principalmente na Região Norte, mas também em amostras nas regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea. A partir deste resultado, o monitoramento segue aprofundando os efeitos que poderão ser apresentados, ou seja, o comportamento epidemiológico da variante. Até o momento, não se pode avaliar se é mais transmissível e/ou letal”, afirmou a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES e idealizadora da pesquisa, Cláudia Mello.

Leia mais:

publicidade

Segundo a Secretaria de saúde do estado, dos 22 genomas encontrados da nova cepa da Covid-19 “nove foram identificados no município de Conceição de Macabu, três em São Francisco do Itabapoana, dois em Santa Maria Madalena e um genoma em cada um dos municípios de Areal, Bom Jardim, Macaé, Macuco, Quissamã, Rio das Ostras, Rio de Janeiro e Trajano de Moraes”.

O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). As próximas etapas devem tentar descobrir se a nova variante da Covid-19 é mais letal ou mais infecciosa que as outras.